Diretoria clínica do Hospital de Urgência toma posse
Tomou posse nesta terça-feira, 9, a nova diretoria clínica do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que atuará no biênio 2011- 2013. Após um processo de eleição interna, o médico Marcos Rogério Kröger Galo assume o cargo, com o apoio do seu vice, o também médico Josué Rodrigues Rego.
A diretoria deve regular as relações entre o Huse e o seu corpo clínico, ou seja, entre a unidade e os médicos que se propõem a prestar atendimento aos usuários, respeitando normas administrativas estabelecidas por esta diretoria. O cargo de diretor clínico é resultado de votação secreta e direta pelos médicos do Huse e tem como funções básicas dirigir e coordenar o corpo clínico da instituição, supervisionar a execução de atividades de assistência médica no Huse e zelar pelo fiel cumprimento do regimento interno do corpo clínico do hospital.
Até então, a posição de diretora clínica e técnica vinha sendo ocupada pela médica Lycia Diniz, que agora permanece como diretora técnica do hospital. “É com muita satisfação que dou posse a Marcos Kröger, médico e cirurgião com eu. Fico tranquila, pois sei que ele é um profissional que luta pelo paciente. Além disso, acredito que pessoas novas podem levar o Huse até onde nós queremos, com funcionários satisfeitos e pacientes bem atendidos”, declarou Lycia.
O cirurgião Marcos Kröger agradeceu pelos votos que o elegeram e prometeu exercer o cargo com dignidade, praticando o código de ética médica e obedecendo às leis brasileiras. “Assumo esse compromisso com muita honra, pretendendo sempre contribuir com os meus colegas dentro de uma realidade tão crítica como é a área da saúde. Sabemos que a luta é grande e que, além da ética, temos que lutar pelo cumprimento do regimento interno e das resoluções do Conselho Federal de Medicina, procurando sempre também tratar da melhor forma possível todos os funcionários”, disse o empossado.
Kröger foi parabenizado pelo superintendente do Huse, Francisco Claro. “Hoje o dia é de festividade por causa do caráter honroso que Lycia Diniz deu ao cargo de diretoria clínica, exercendo-o com muita garra, honestidade e competência. Esperamos que o médico Marcos Kröger dê continuidade a esse trabalho, e sei que ele vai dar, pois é um homem digno, decente, cumpridor de seus deveres e que visa ao bem estar do ser humano”, comentou Claro.
O diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias Barbosa, também prestigiou o evento. “Essa eleição foi muito democrática, pois nós, da FHS, não interferimos em nenhum processo dessa natureza. Marcos terá todo o nosso respeito, porque foi eleito e é uma pessoa que já tem uma história, uma boa trajetória no Huse, esse hospital que tanto salva vidas. Afirmo que ele terá portas abertas na Fundação para todas as parcerias que forem necessárias”, pontutou.
Já o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, destacou a relevância da ética no cumprimento dos deveres do setor clínico. “Lycia representou honrosamente o corpo clínico do Huse e encerra com brilhantismo o seu mandato, deixando para Marcos Kröger a continuidade de uma grande tarefa: a de conquistar efetivamente a relação dos profissionais médicos com paradigmas éticos. A Secretaria de Estado da Saúde está à disposição desta diretoria para que possamos juntos conquistar a maior aspiração do usuário do SUS, a saúde de qualidade”, disse.
A posse do novo diretor clínico foi prestigiada ainda pelo Conselho Federal de Medicina, representado pela médica Glória Tereza Lopes; pelo Conselho Regional de Medicina, através do médico Rivaldo Santos; pelo presidente da Sociedade Médica de Sergipe, Petrônio Gomes e pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe, José Menezes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Diretoria clínica do Hospital de Urgência toma posse – Fotos: Bruno César/FHS