[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A cidade de Aracaju servirá mais uma vez como cenário de discussão para política internacional. Membros da American Federation of Labor and Congress of Industrial Organizations (AFL-CIO), principal federação sindical norte-americana que representa 13 milhões de trabalhadores reunidos em 64 entidades de trabalhadores nacionais ou internacionais, estarão aqui dos dias 27 a 29 deste mês onde conhecerão obras estruturais e sociais realizadas pela administração municipal.

A delegação será chefiada por Stanley Gacek, diretor adjunto de relações internacionais da AFL-CIO, e um importante canal de relacionamento dos sindicatos brasileiros nos Estados Unidos. Há mais de 20 anos ele desfruta da amizade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Gacek virá acompanhado da representante da federação no Brasil, Clarolyn Kazdin, dos representantes norte-americanos: Phaedra Ellis-Lamkins, secretária executiva da Baía Sul e do Conselho de Trabalho da federação, John Goldstein, presidente do Conselho Trabalhista Regional de Milwaukee, Cathy Howell, diretora do Departamento de Mobilização de Campo da AFL-CIO na região Sul, Charles Lester, diretor político da Federação Regional para o Trabalho de Los Angeles, e Stephen Lewis, tesoureiro da Health and Human Service Union – SEIU Local 509 em Massachusetts.

A federação que foi fundada em 1955 pela fusão de duas entidades: a AFL com a CIO; incorpora uma extensa pauta de defesas de direitos sociais, trabalhistas, políticos, de raça e gênero, entre outras. Além disso, a entidade norte-americana mantém com o presidente Lula uma relação favorável.

De acordo com a agenda, os norte-americanos chegarão em São Paulo no próximo dia 25, durante as comemorações de 450 anos da cidade. Em seguida virão a Aracaju e logo depois vão a Recife. Da capital pernambucana a delegação vai a Brasília onde ficará nos dias 01 e 02 de fevereiro e deve ser recebida pelo presidente Lula, além dos confirmados encontros com alguns ministros.

Em Aracaju, a missão norte-americana terá audiência com o prefeito Marcelo Déda. A delegação ainda visitará obras sociais e do Orçamento Participativo, como a reestruturação urbana do bairro Coroa do Meio.

A vinda da missão sindicalista norte-americana a Aracaju é resultado do convite feito pelo prefeito Marcelo Déda quando fez parte da comitiva do presidente Lula em visita aos Estados Unidos. A federação sindical tem se empenhado numa campanha pela defesa dos direitos trabalhistas para os imigrantes, contemplando os inúmeros brasileiros que tentam a sorte nos EUA.

O prefeito Marcelo Déda também receberá os visitantes como coordenador geral da Frente Nacional de Prefeitos, entidade que tem nas relações com a AFL-CIO, uma prioridade de trabalho no âmbito das relações internacionais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.