[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Colégio Estadual Eduardo Silveira, localizado no município de Itabaiana, foi um dos destaques do intercâmbio de experiências educacionais ocorrido nos Estados Unidos, com a participação das 23 escolas públicas que receberam o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2009. A diretora do colégio vencedor de Sergipe, professora Rose Mary das Chagas Machado, desembarcou nesta terça-feira, 9, às 14h30, no aeroporto de Aracaju. Uma grande recepção foi preparada por funcionários, estudantes e familiares. Bastante emocionada, ela agradeceu o apoio de todos.
 
“Esse prêmio é o reconhecimento do nosso trabalho. Ele pertence a todos, indistintamente. Aos nossos alunos, uma palavra de estimulo e agradecimento. Eles têm uma importância fundamental para a escola, para a comunidade e para o estado de Sergipe”, disse a diretora. O Colégio Estadual Eduardo Silveira ganhou o prêmio estadual graças ao Projeto Amigos da Terra. “Com o projeto, procuramos valorizar os alunos. Colocamos todos eles fora do muro escolar para que sintam a realidade do mundo. E para que vejam também como são importantes naquilo que fazem. O projeto elevou a autoestima de todos os nossos alunos, daí a sua importância”, disse Rose Mary Machado.
 
A diretora ficou nos Estados Unidos durante 28 dias. Para ela, uma experiência única. “Através de colegas de outros estados tomamos conhecimento da realidade de cada um deles. Com certeza vamos aproveitar muitas ideias aqui em Sergipe. Eles também ficaram impressionados com os nossos projetos. Foi uma excelente troca de experiências”, opinou. Desde cedo muitos estudantes do Colégio Eduardo Silveira aguardavam a chegada da diretora. “Estou muito feliz. Foi um prêmio justo para um colégio modelo, organizado e participativo. Todos estão de parabéns, principalmente a nossa diretora Rose Mary”, disse o estudante Augusto Douglas.
 
Reconhecimento

 
Beatriz Correia Andrade, estudante do 9º ano, disse que fez questão de se deslocar para Aracaju a fim de receber a professora Rose Mary Machado. “Ela é a nossa grande incentivadora. A escola tem muitos projetos, entre eles o Amigos na Terra, através do qual o estudante tem oportunidade de conhecer a realidade dos moradores da zona rural. Estou muito feliz com a premiação do nosso colégio”, disse. Joyce Kely de Jesus, elogiou a direção, funcionários e professores do Eduardo Silveira. “Todos estão de parabéns. O nosso colégio estava precisando desse reconhecimento. Aqui temos excelentes professores e um ensino de boa qualidade e um colégio organizado”, opinou.
 
A escolha da Escola Referência Nacional em Gestão Escolar – Destaque Brasil, ocorreu ontem à noite, segunda-feira, 8,  no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O estado da Bahia foi o grande vencedor com o Colégio Casa Jovem II, localizado no município de Igrapiúna. Criado em 1998, o Prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Unesco e Fundação Roberto Marinho. Conta também com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Ministério da Educação e outros parceiros.
 
Em Sergipe, 170 escolas estaduais e municipais se inscreveram para concorrer ao prêmio, o que foi considerado um recorde de participação desde a sua criação. As oito unidades escolares que obtiverem as melhores colocações irão participar de intercâmbio estadual no período de 26 a 30 de novembro. Será uma troca de experiências sobre o sucesso das suas vivências na administração escolar.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.