[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde ontem, 17, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPCD), vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc), tem realizado atividades levantando a discussão a respeito da importância de garantir os direitos das pessoas com deficiência de ir e vir com dignidade e respeito.  Durante toda a semana, a equipe irá a São Cristóvão, Maruim, Canindé do São Francisco, Lagarto, Estância para conscientizar a sociedade civil.

A programação faz parte da 6ª edição da Semana da Acessibilidade promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e patrocinado pelo Instituto GBarbosa (IGB). Acadêmicos, técnicos, conselhos estaduais e municipais, empresas privadas e a sociedade civil estarão reunidos em um amplo debate sobre a garantia de direitos do livre acesso à pessoa com deficiência, até o dia 21, em Aracaju.

Para o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva, o engajamento dos conselhos municipal e estadual e movimentos sociais somando forças com o Governo de Estado a fim de provocar a conscientização da sociedade civil é primordial para o pleno exercício da cidadania.

“Um evento como esse possibilita a substancial discussão sobre os direitos e barreiras que os deficientes de nosso estado enfrentam e são muitas, a começar pela própria sociedade que os exclui achando que são pessoas limitadas, quando na verdade são pessoas com extrema sede de vida e força de superação, precisamos lutar para garantir sua inclusão e enxergá-los com muito mais respeito e admiração e viabilizar seu direito de ir e vir”, avaliou o secretário.

Hoje, terça-feira, às 14h na quadra de Esportes Instituto Federal de Sergipe (IFS), acontecerá a Trade do Paradesporto – Superando Limites com competições de volley sentado, goaball, futsal, capoeira/maculelê, basquete em cadeira de rodas.

Para fechar a Semana com chave de ouro, na próxima sexta, 21, acontecerá uma grande caminhada de mobilização às 14h. O objetivo é mobilizar a população de Sergipe quanto à superação dos obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência não somente na capital, mas no interior, por meio de palestras e estimulando, inclusive a prática esportiva. Durante toda a semana a equipe irá a São Cristóvão, Maruim, Canindé do São Francisco, Lagarto, Estância para conscientizar a sociedade civil.

A Semana da Acessibilidade recebe o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Prefeitura de Aracaju, Senac, Sesi, Instituto Federal de Sergipe (IFS), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe (CEDPcD), que juntos provam que a união é o caminho para a transformação de valores da sociedade que infelizmente ainda tem muito preconceito para com as pessoas com deficiência.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.