Dinâmica na Maternidade tira dúvidas sobre aleitamento
“Se eu tenho o seio pequeno, então terei pouco leite?”. Dúvidas como esta permeiam o imaginário de diversas mães. Para ajudá-las a conhecer um pouco mais sobre aleitamento, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realizou na tarde desta quarta-feira, 3, uma dinâmica em que esclarecia diversos pontos. O evento faz parte da programação da Semanade Aleitamento Materno, que acontece até a próxima sexta, 5.
“Todos nós sabemos a importância do aleitamento. No entanto, desde crianças escutamos histórias que não são verdades. O que queremos hoje é, através de brincadeiras, mostrar às mães o que é mito e o que é verdade”, destacou a superintendente da maternidade, Carline Rabelo.
Segundo a terapeuta ocupacional Catherine Carvalho, as mães têm mais consciência da importância da amamentação. No entanto, existem várias dúvidas. “Não é apenas pegar e colocar um bebê no peito, especialmente o e prematuro, que é foco desta maternidade. Elas precisam ser orientadas sobre a ordenha, o que devem comer, a maneira como segurá-los”, detalhou Catherine.
A atividade foi montada em cima das dúvidas das próprias pacientes. Uma fonoaudióloga coletou os principais questionamentos para que pudessem ser respondidos. “Este é um momento lúdico para que as mães pudessem ficar mais à vontade para tirar as dúvidas. É uma brincadeira com o intuito de informar sobre o aleitamento”, explicou a terapeuta ocupacional, que integra a equipe multidisciplinar responsável pela organização da atividade.
Além da terapeuta, o grupo é composto por nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga e fisioterapeuta. “Cada profissional trouxe a visão da sua área para o aleitamento. A psicóloga destaca o vínculo mãe e filho e no que isso vai repercutir na questão dos relacionamentos. As fonos trazem a parte do desenvolvimento da face, da fala e da linguagem. O nutricionista trabalha os pontos ligados à alimentação da mãe. O fisioterapeuta explica o posicionamento do bebê durante a amamentação”, frisou a fonoaudióloga Thaís Titonel.
Mães
Érica Sousa é mãe de primeira viagem. Mãe da pequena Bruna Vitória, que completou um mês nesta quarta, ela ainda está na maternidade por conta do nascimento prematuro da menina. “Até os 20 dias de nascida, minha filha tomava o meu leite que era retirado de mim porque ela estava na Utin [Unidade de Terapia Intensiva Neonatal]. Foi emocionante a primeira vez que ela bebeu leite no meu peito”, disse a dona de casa que participava da dinâmica.
Também marinheira de primeira viagem, Irailza Santos sabe a importância do aleitamento materno. “Minha filha nasceu com sete meses com 1,250 quilos. Se para as crianças que nascem com nove meses, tomar o leite da mãe já é importante, imagine para a minha”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Dinâmica na Maternidade tira dúvidas sobre aleitamento – A superintendente da maternidade
- Carline Rabelo / Fotos: Bruno César