[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir de julho, o Diário Oficial do Estado de Sergipe passará a ser publicado somente na Internet. A inovação visa a democratização do acesso ao Diário Oficial, o qual noticia os atos do poder Executivo, secretarias e autarquias estaduais.

O presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Jorge Carvalho, explicou que a medida segue as mais recentes orientações de economia e sustentabilidade, já que evita a utilização e o acúmulo de papel.

“O jornal eletrônico atende a nova realidade do país e a Lei de Acesso à Informação, porque o cidadão para ter acesso aos atos públicos precisava comprar o Diário Oficial. Agora, ele acessa a internet e lê gratuitamente a edição do dia. Esta semana o governador Marcelo Déda autorizou que fossem tomadas as últimas providências para a implantação do Diário Oficial eletrônico. Teremos uma economia de custos, porque deixaremos de ter parte dos custos gráficos destinados à impressão do jornal”, informou, acrescentando que os servidores estaduais que atuam na edição do Diário Oficial serão  remanejados para outros setores da Segrase.

Jorge explicou que a transição da publicação impressa para a eletrônica considerou a segurança do conteúdo divulgado. Para preservar as informações, a Segrase firmou parceria com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A entidade é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação do cidadão no meio virtual, como a Internet.  O presidente informou ainda que todos os órgãos que tradicionalmente enviam material para publicação no DO, passarão a fazê-lo eletronicamente, com a respectiva certificação digital.

“A edição eletrônica é certificada digitalmente, já que o grande receio de se publicar um diário eletrônico é que a rede web é um espaço propício à pirataria, no qual se invadem os computadores e se alteram as informações publicadas. Nosso espaço é publicado com certificação digital, garantida pelo ICP Brasil que é uma entidade federal que garante a veracidade das informações que circulam na internet e que necessitam de garantia”, explicou Jorge.

“Também celebramos um convênio com a Imprensa Oficial de São Paulo, que é detentora do maior cofre forte digital público do país e nossas informações estão sendo armazenadas nesse local, que garante guardar, no mínimo, por 80 anos, as informações e o acesso a elas. Isso significa que, ao longo desses 80 anos, qualquer mudança no suporte digital, nas mídias de informação, a pessoa terá acesso na nova forma de mídia, o que pereniza a informação, que era outro receio em relação ao Diário Oficial eletrônico”, declarou.

Público

A mudança de mídia do Diário Oficial possibilitará, ainda, a ampliação e diversificação do público leitor. Atualmente, o Diário Oficial de Sergipe possui uma tiragem impressa diária de mil exemplares, e que no passado não era praticado. Essa tiragem impressa é 11 vezes menor que a quantidade de acessos diários na página da Segrase. Com a publicação online, a expectativa do presidente do órgão é multiplicar esse público. “Hoje, temos uma tiragem de mil exemplares. Desde dezembro, o Diário Oficial publica sua versão impressa na web. Nossa cópia online é lida por 11 mil pessoas diariamente. Ou seja, 11 vezes mais que a versão impressa. Com a versão online, alcançaremos um público maior e mais diverso. Pessoas de outros estados poderão acessar nossa publicação”, disse.

Com a mudança, o parque gráfico da Segrase servirá à Editora Oficial do Estado. “Como teremos disponíveis os equipamentos e a mão de obra, teremos mais tempo para publicação de livros. Estamos preparando a editora para imprimir livros no formato impresso e no formato e-book”, informou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.