[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes de Diretorias Regionais de Educação, coordenadores do EJA e do Sergipe Alfabetizado estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, com o intuito de discutir os resultados do Diagnóstico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Sergipe, elaborado pela Comissão Estadual de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.

A apresentação do Diagnóstico foi proferida pelo professor José Genivaldo Martirez, coordenador do Sergipe Alfabetizado e presidente da Comissão Estadual de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Na oportunidade, o professor Genivaldo salientou a importância da articulação entre os setores públicos, para se ter maior subsídio a políticas públicas voltadas à educação de Jovens e Adultos.

A coordenadora Estadual da EJA, Celina Oliveira Novaes Pinto, ressaltou que o objetivo maior do diagnóstico é promover a articulação da alfabetização de jovens e adultos. “Nós iremos definir os encaminhamentos a partir dos resultados da análise, objetivando a qualidade da educação. Temos uma clientela que não teve a oportunidade de concluir os seus estudos na idade própria, dos 6 aos 14 anos, muitos adultos e idosos. É importante que tenhamos uma preocupação maior com essas pessoas”, disse a coordenadora.

Para Ediane Souza, coordenadora da DRE 4, que trabalha há sete anos com a EJA, a Educação de Jovens e Adultos passa por uma fase importante. “A partir do momento em que nós dispomos de um diagnóstico como este, temos um melhor direcionamento para os nossos trabalhos. Existem resultado positivos, como aprovação no vestibular, e outros pontos que podemos melhorar. Espero que, com esse mapeamento, a sociedade possa olhar diferente para a Educação de Jovens e Adultos”, ressaltou.

Diagnóstico

O Diagnóstico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Sergipe foi elaborado com o intuito de contribuir para as ações da Agenda Territorial do Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. É resultado de pesquisas, através de questionários aplicados in loco nos municípios de Sergipe e nas DREs, realizadas no final do ano de 2011 e início de 2012.

O estudo foi desenvolvido pela Comissão Estadual de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, formada por representantes da Seed, UFS, IFS, UNDIME, UNCIME, movimentos sociais, Sistema S, Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CONSED), além de representantes da Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.