Diagnóstico da varicocele pode ser feito na adolescência
Por ser assintomática na maioria das vezes e pela falta de hábito dos homens de consultar um urologista, a varicocele passa despercebida e, geralmente, só é diagnosticada quando há dificuldade de gravidez e o casal inicia a investigação da infertilidade. Entretanto não existe consenso entre os urologistas sobre a indicação da microcirurgia em adolescentes.
Para o médico Edson Borba Júnior, ela deve ser feita em jovens que já apresentem testículos diminuídos ou baixa quantidade seminal. Na opinião do urologista Agnaldo Cedenho, do setor de reprodução humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a doença é progressiva e quanto mais cedo for feita a cirurgia, melhor.
Cedenho e sua equipe realizaram o primeiro estudo no Brasil sobre a varicocele em adolescentes. Foram avaliados 360 alunos de uma escola técnica, com idade media de 16 anos. A doença foi diagnosticada em 27% dos alunos. Desse total, dois terços estavam em grau avançado. Dez por cento desses jovens operaram as varizes e 60% deles apresentaram melhora na qualidade do sêmen.
Os médicos são unânimes e defendem que, por volta dos 16 anos, os jovens devem fazer consulta para avaliar os testículos.
Clipping: Vanguarda-PE / Agência Folha (Rede Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]