Diagnóstico da Atenção Básica já atingiu 56% dos municípios
Desde o dia 14 de abril, a Coordenadoria da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem realizando visitas às 600 unidades básicas de saúde de todos os 75 municípios sergipanos para diagnosticar em detalhes a situação física de cada uma e obter um panorama geral dos processos de trabalhos utilizados no dia a dia. Até agora, 42 cidades e seus povoados já foram visitados, o equivalente a 56% do total. Neste sábado, 19, será a vez das microrregiões de saúde de Estância e de Aracaju.
"Estamos avaliando que existem unidades que precisam não somente de reforma, mas de uma construção mesmo. Há uma cidade em que o posto de saúde não têm condições físicas para abrigar as três equipes de Saúde da Família existentes. Por outro lado, há localidades onde o número de equipes é menor e a estrutura é excelente", constatou Luís Cláudio Barreto, gestor da Atenção Básica Estadual e um dos avaliadores do diagnóstico.
De acordo com Ana Débora Santana, coordenadora de Atenção Básica da SES, a análise preliminar iniciada aponta não apenas para deficiências físicas das unidades. "O trabalho também indica caminhos para organizar melhor os serviços e otimizar a utilização de recursos", explicou.
Visitas
O projeto piloto foi realizado na cidade de Poço Verde, em 1º de Março. No dia 14 de abril foi efetivada a primeira visita dos 50 avaliadores, na microrregião de Propriá, composta por treze municípios. Em 9 de maio, foi a vez da microrregião de Nossa Senhora da Glória, no dia 12, as microrregiões de Itabaiana e Lagarto.
As visitas do próximo sábado, 19, incluirão os municípios de Estância, Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba, todos das microrregião de Estância, assim como Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga d’Ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão, pertencentes à microrregião de Aracaju.
A previsão é que o diagnóstico seja concluído no dia 26 de maio, na microrregião de saúde de Nossa Senhora do Socorro. Depois disso, a Secretaria da Saúde vai confeccionar um relatório final para que o Estado tenha um levantamento completo da situação das unidades municipais de saúde sergipanas. A partir destas informações, o governo negociará com os gestores municipais um padrão de atendimento e de estrutura que permita a Sergipe alcançar a excelência na prestação de serviços de Atenção Básica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Diagnóstico da Atenção Básica já atingiu 56% dos municípios – Foto: Márcio Garcez/Saúde