[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Dia Mundial do Meio Ambiente está sendo comemorado hoje, dia 5. Para homenagear a data, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está realizando um projeto, onde pessoas interessadas poderão trocar o lixo reciclável (papel, plástico, vidro e metal) por plantas Ornamentais das espécies Gema de Ovo, Vinagreira, Cróton Verde, Mini-Ixória e Cróton Roxo.

A troca ocorrerá na Praia 13 de julho, próximo ao Mirante, das 8 às 17 horas, sendo distribuído no ato da troca, material gráfico informativo sobre reciclagem. Mostrando o objetivo da iniciativa, que é conscientizar a população para a importância do equilíbrio entre urbanização e meio ambiente, a PMA alerta para a preservação das áreas verdes e manguezais da cidade.

De acordo com o assessor de comunicação da Emsurb, Helber Andrade, a sociedade pode ajudar, fiscalizando a preservação dos manguezais, evitando jogar lixo e fazendo a canalização correta dos dejetos sanitários. “A ajuda de todos é importante, pois os órgãos públicos e a sociedade devem trabalhar juntos”, comenta.

Ainda de acordo com Helber, em Aracaju, áreas onde o Poder Público demonstrou preocupação com a preservação ambiental, tiveram em seus projetos de reurbanização a preocupação de não ultrapassar o limite urbano permitido.

O resultado desse trabalho é a satisfação dos aracajuanos e o reconhecimento pelos serviços realizados, inclusive apreciados internacionalmente pela preocupação em preservar o meio ambiente. Duas das maiores provas disso são as obras de urbanização dos bairros Coroa do Meio e Santa Maria. Pela primeira, a administração chegou a receber em 16 de dezembro de 2005, das mãos da primeira-dama Marisa Letícia, em Brasília, o troféu Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil).

Mas o homem ainda é o principal agente agressor do meio ambiente, que sofre com o acúmulo de depósitos de lixo, entulhos dentro dos mangues, ligações clandestinas de escoamento sanitário e aterros com a finalidade de invasão. Por isso o projeto incluiu a educação dos moradores da região para que eles se tornem multiplicadores da importância de preservar a natureza. A construção futura do Museu do Mangue na Coroa do Meio vai complementar de forma marcante as iniciativas já concretizadas.

Já no Santa Maria, o trabalho de recuperação do Morro do Avião tem merecido destaque porque está recuperando a vegetação da área e impedindo que a drenagem da região seja destruída por deslizamentos de terra. Outro trabalho é a orla do bairro Industrial, grande exemplo da preocupação da prefeitura com o meio ambiente, já que depois da construção de um calçadão devidamente urbanizado e arborizado, a população da área viu os manguezais da região se recuperarem do abandono em que estavam.

Análise dos projetos

Todos esses projetos de obras da Prefeitura de Aracaju incluem em sua confecção o Estudo de Impacto Ambiental e um Relatório de Impacto do Meio Ambiente, ambos exigidos para que as obras sejam licenciadas pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema-SE). Esta
prática é respeitada desde o início da gestão do ex-prefeito Marcelo Déda, em 2001, e segue assim na gestão do novo prefeito Edvaldo Nogueira.

Os estudos de impacto ambiental são feitos pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), coordenada por Fernando Nunes com a assessoria de Suane Coutinho. A coordenadoria da Seplan age em total integração com as Empresas Municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb).

Juntas, elas compõem equipes responsáveis por avaliar as condições ambientais de todas as áreas que sofrerão intervenções da prefeitura, assim como trabalham para preservar o espaço público e o meio ambiente em nossa capital. A nova obra da Ponte sobre o Rio Poxim, por exemplo, já tem o seu estudo de impacto ambiental sendo avaliado pela Adema desde a primeira metade do mês de maio.

A limpeza urbana constantemente elogiada por todos os que nos visitam e a coleta de lixo regular em 100% da cidade também refletem a postura municipal e a importância dada pela administração à preservação ambiental. As praias, o Parque Ecológico Tramandaí (no bairro Jardins), e o manguezal na nova avenida desembargador Antônio Góis (Coroa do Meio) são alvos de limpeza permanente, o que permite que o mangue se recupere e que a fauna volte a habitar tais localidades.

Por que Reciclar?

A reciclagem de lixo ajuda na preservação da natureza e no equilíbrio do meio ambiente, além de gerar renda e ocupação para milhares de pessoas. Quando uma tonelada de papel é reclicada, entre 10 e 20 árvores são poupadas na natureza. Uma tonelada de aço reciclada representa uma economia de 1.140Kg de minério de ferro, 154Kg de carvão e 18Kg de cal. O vidro usado que é descartado no meio ambiente pode levar até quatro mil anos para se decompor, enquanto o plástico, outros 100 anos para ser totalmente decomposto.

A Care

A Cooperativa dos agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 24 de novembro de 1999, que reúne catadores de papel, papelão e materiais reaproveitáveis, foi criada a partir de uma mobilização da comunidade pelo Ministério Público Estadual de Sergipe.

Desde o início de suas atividades, a cooperativa tem treinado seus associados para conviver em conjunto e operar os equipamentos da Unidade de Beneficiamento e Reciclagem de Lixo, que funciona num galpão de 300 metros, situado no bairro Santa Maria.

O local possui baias para separação de material, prensa de papel, papelão, plástico e latas, triturador de vidro, elevador de carga, balança e fragmentadora de papel. Com a capacidade de processar 100 toneladas de lixo por mês e empregar até cem catadores dentro das instalações atuais.

O lixo processado é vendido, e os resultados distribuídos entre os associados de acordo com a produção daqueles que estão preocupados com o destino final do lixo e com as condições de vida de seus familiares. A sede da Care fica situada no Canal Santa Maria, S/N, bairro Santa Maria. Informações: (79) 9138-5905.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.