[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Neste domingo, a partir das 9h30, mais de 1.500 voluntários estarão desenvolvendo atividades voltadas à preservação ao meio ambiente nas areias das praias de Aracaju, despertando a população para a importância da limpeza do ecossistema. As atividades marcam o Dia Mundial de Limpeza de Praias, organizado e promovido por diversas empresas públicas e privadas e organizações não governamentais em prol do meio ambiente.

Este é o quarto ano que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), participa do Dia Mundial de Limpeza de Praias. Além da PMA, participam do evento a Coordenação dos Movimentos de Mulheres de Sergipe (Conam), Sesc, 28º Batalhão de Caçadores, Petrobras, Lions Club, Coca-Cola, Rotary Club, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Torre e Jornal da Cidade, entre outras empresas, órgãos públicos e ONG’s.

De acordo com Célia Bastos, da Assessoria Técnica da Emsurb, este ano haverá um diferencial em relação aos anteriores: “Este ano estamos apoiando o Circo das Águas, movimento em defesa das águas sergipanas, organizado pelo jornalista Osmário Santos. Os rios também entrarão na programação de limpeza juntamente com a programação das praias”, conta.

Os mais de 1.500 voluntários estarão percorrendo toda a extensão de areia das praias, no espaço compreendido entre o Farol da Coroa do Meio até o Mosqueiro. Trinta e quatro pontos fixos estarão sediados ao longo da areia das praias para receber o lixo recolhido pelos voluntários, que também estarão chamando a atenção das pessoas para a participação de cada uma na limpeza e preservação do meio ambiente.

Vinte e dois agentes da Emsurb estarão coordenando todo o movimento de limpeza nas praias, que visa envolver os banhistas no recolhimento de lixo. “Essa limpeza executamos todas as segundas-feiras, mas a de domingo será para mobilizar a sociedade, engajando a população na limpeza, para que percebam como é importante manter esse ecossistema limpo”, coloca Célia Bastos.

Na opinião do presidente da Emsurb, João Andrade Vieira, a Administração Municipal possui um compromisso com as questões ambientais e propostas como essa são bem-vindas para criar na sociedade uma conscientização para uma política de proteção ao Meio Ambiente.

Para o jornalista Osmário Santos, da Frente em Defesa das Águas de Sergipe, que também integra o Circo das Águas, sem o empenho da Prefeitura de Aracaju e de toda a equipe da Emsurb, seria impossível a realização de um evento tão grande como esse, com a participação de mais de 1.500 voluntários.

A campanha

O Dia Mundial de Limpeza de Praias foi instituído pelo Ocean Conservancy em 1986, quando 2.800 voluntários recolheram lixo ao longo da costa do Texas. Num segundo momento, a campanha evoluiu para a coleta de dados sobre os tipos e quantidades de objetos sólidos, para a educação dos cidadãos sobre os problemas causados pela poluição. Os dados coletados também servem para suporte em políticas de preservação ambiental. Dia Mundial de Limpeza de Praias é realizado em quase todo litoral brasileiro e mundial todos os anos, uma ação que enfoca a conscientização para a redução da poluição no meio ambiente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.