Dia Internacional de Luta contra o Racismo foi comemorado pela rede municipal de ensino
O projeto tem como objetivo incentivar alunos, técnicos e professores da rede, além da comunidade em geral, a debaterem a questão racial. Vai também estimular os professores para que cumpram a Lei Federal 10.639, publicada em 21 de março de 2003, que institui o ensino de história da África nos currículos escolares.
A professora de projetos do Centro de Estudos Afo-orientais da Bahia (Ceafro), Ceres Marisa Silva, que ministra hoje pela manhã uma palestra sobre “Relações inter-raciais no Brasil e cotas nas Universidades”, no auditório do Sindpema às 9 horas, localizado na rua Carlos Correia, no bairro Siqueira Campos, também participou do ato. Ela parabenizou a secretária Rosangela Santana pela iniciativa de tentar fazer com que um debate mais aprofundado sobre o assunto seja instalado em Aracaju.
“A verdadeira educação não discrimina e esse é o nosso compromisso. Não podemos deixar que a triste história do negro africano, que veio para o Brasil como escravo se perpetue. Não podemos admitir que os afrodescendentes continuem sem direito à educação, à moradia e à saúde. Lutaremos pela igualdade racial”, declarou Rosangela Santana. O bairro Santos Dumont foi escolhido para receber o ato por ser um dos mais populosos da capital, e por agregar, junto com as áreas próximas, a maior quantidade de escolas da rede.
Alunos das escolas municipais Oviêdo Teixeira, Orlando Dantas, Sérgio Francisco, Manoel Bonfim, Letícia Soares, Jaime Araújo e Olga Benário participaram da festa que animou os moradores da comunidade com os shows de Tom Robson e Irmão, de Mano FS (que é aluno da rede municipal) e DJ Alex, Adelson do Cavaco e Guerreiros Revolucionários. As apresentações dos grupos Gingarte (capoeira), Timbaleiras da Mussuca, Rap Dance MCS e principalmente do Samba de Parelha também do povoado Mussuca, que por solicitação do público se apresentou no chão e não no palco, também contagiaram os presentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Dia Internacional de Luta contra o Racismo foi comemorado pela rede municipal de ensino – Fotos: Walter Martins