Dia Internacional da Mulher é comemorado no Presídio Feminino
O Presídio Feminino (Prefem), órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), organizou uma festa para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Nesta semana, a equipe da instituição preparou uma série de atividades para as internas. Em torno de 50 mulheres custodiadas participaram de brincadeiras como queimado, cabo de guerra, concurso de danças, ovo na colher, corrida no saco, dança das cadeiras e quebra-pote. Muita música, animação e integração marcaram a passagem da data.
Com o tema ‘Abram as celas que a cultura vai passar’, o evento foi aberto pela manhã, com o discurso da diretora da unidade, Mônica Barreto. Segundo ela, as comemorações fazem parte do processo de reinserção social das internas. “Não é pelo fato de estarem detidas que deixam de ser guerreiras, batalhadoras e, acima de tudo, mulheres”, frisou.
Logo em seguida, as internas e algumas agentes penitenciárias, devidamente uniformizadas, participaram do jogo de queimado. Ao fim da partida, foi servido um lanche com salada de frutas.
No decorrer da tarde, as atividades ganharam um fundo musical, ao vivo, com a cantora profissional Adriana Mel, que é interna do Prefem. O dia teve ainda concurso de dança e mais brincadeiras. As vencedoras ganharam caixas de chocolate. “Achei o dia ótimo”, afirmou a detenta Daniela Dantas.
Todas as agentes penitenciárias receberam rosas, entregues pela direção do Prefem. Por volta das 17h, saborearam torta de morango, cachorro-quente, pipoca, suco e refrigerantes.
Também estiveram presentes no evento a coordenadora de políticas públicas para mulheres, Neuza Palheiros, e a assessora da coordenadoria, Luciana Oliveira, ambas da Secretaria de Estado da Inclusão Social, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). “Este é um evento muito importante, pois resgata a auto-estima das internas”, analisou Neuza Malheiros.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]