Dia dos Pais é comemorado com festa na Oncologia
‘Meu pai é um super herói!’. Essa foi uma das frases espontâneas ditas por Michele Ferreira Santos, 13, e que há quatro luta contra um câncer nos rins. Internada no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a menina estava acompanhada do pai, o lavrador José Caetano Santos, que foi homenageado durante a comemoração antecipada do Dia dos Pais, data celebrada no próximo domingo, 14.
“Eu acho uma homenagem muito boa. Aqui sou muito bem tratado com a minha filha. Esse dia mais uma vez vai ficar na minha memória, estou me sentindo muito feliz”, destacou o lavrador abraçado a filha. Assim como ele, o baiano, natural de Paripiranga, José Hamilton Andrade, também participou da homenagem. Pai do pequeno Maciel de Jesus Andrade, 7 anos, e que há quatro está em tratamento contra um câncer, ele falou sobre a emoção do momento. “Estou agradecido a Deus que está tudo correndo em paz com meu filho, a festa está emocionante”, ressaltou.
Em tratamento contra a leucemia há dois anos, a pequena Maria Isadora, 5, era só alegria ao lado do pai, o agente administrativo Rinaldo Moura Santos. De acordo com ele, este foi um dia gratificante. “É muito gostoso compartilhar dessas emoções que a Oncologia realiza. É o segundo ano que participo e são essas pequenas homenagens que nos fortalece para continuar seguindo em frente mesmo diante da dor”, completou.
Interação
Pacientes, acompanhantes, familiares e funcionários da unidade participaram da festa, que teve início com uma missa celebrada pelo padre Givanildo, que destacou a importância dessa figura forte e um exemplo para os filhos. “Espero que esses pais continuem com a missão de trabalhar para manter a família. Precisamos manter esse resgate da relação entre pais e filhos tendo sempre a fé em Deus no coração”, relatou.
De acordo com a coordenadora da Oncologia, Rute Andrade, esse é um momento de interação. “Aqui, nós temos sempre a figura da mãe acompanhando seus filhos. Presenciar nesse momento os pais com seus filhos é maravilhoso, deixaram um instante o trabalho e vieram confraternizar com todos nós aqui na unidade”, declarou emocionada.
Na ocasião, foram distribuídas camisas personalizadas para os pais que estão com seus filhos internados na unidade, brindes e lanches para todos que participaram da festa. A apresentação do Coral Cordel Encantado, do município de Nossa Senhora do Socorro, encantou e emocionou a todos com um belíssimo espetáculo.
Humanização
O diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Emanuel Messias, participou da festa e destacou a importância do trabalho de humanização realizado pela Oncologia. “O Centro de Oncologia faz um trabalho interessante que marca a data com muita emoção. Nesse dia especial é maravilhoso compartilhar desse momento de felicidade. Desejo a todos os pais um excelente dia e peço aos filhos que beijem e abracem seus pais, não percam a oportunidade de estarem juntos”, disse.
Para o superintendente do Huse, Francisco Claro, compartilhar desses momentos é um alívio para o coração. “É muito importante revitalizar o espírito da família, trazer energia e luz para as pessoas, é uma cura quântica. Só temos que agradecer ao pai maior que é Jesus Cristo”, afirmou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Dia dos Pais é comemorado com festa na Oncologia – Fotos: Bruno César/FHS