[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, entregou na manhã dessa terça-feira, 23, à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), todo o lixo de expediente e ainda o de produção extra, a exemplo de caixas de papelão e jornais, que foram gerados pelos departamentos e setores da secretaria durante os últimos dias. A entrega simbólica da Coleta Seletiva é uma ação somada aos princípios e metas estabelecidas na Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), a qual busca a construção de uma cultura institucional para um novo modelo de gestão dos resíduos no âmbito da administração pública.

De acordo com o secretário, um dos propósitos da A3P é incentivar o comprometimento individual e coletivo dos servidores com a mudança de hábitos, entre eles, a adoção de tecnologias mais eficientes, capazes de poupar matéria-prima e reciclar seus resíduos.

Seria muito importante se a todas as secretarias do Estado absorvessem essa construção de novas práticas estabelecidas pela adesão à A3P, a qual situação se estende ao bem-estar pessoal, ambiental e até do próximo, uma vez que disponibilizando a coleta seletiva à Care, estaremos contribuindo para o acesso desse segmento de trabalhadores à cidadania, à oportunidade de renda e à inclusão social.

Genival Nunes destacou ainda que além dos 5’Rs incutidos nas soluções sustentáveis: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar e Reciclar, deveria se acrescentar mais um R, o de Resignificado. É resto, mas é reciclável. Transformar algo desprezado e dessignificado para passar a ter significado, utilização por alguém, é muito rico, opina.

De acordo com a coordenadora da A3P da Semarh, Patrícia Sousa, a Care estará  recebendo todas as terças-feiras o lixo gerado pela secretaria. “Fizemos um mutirão aqui entres os setores das superintendências da Semarh e conseguimos juntar uma boa quantidade de lixo. O ambiente de trabalho ficou mais leve e agradável e isso produz bem-estar laboral. Daí convidamos a cooperativa para ser a beneficiada com a coleta de todo o material produzido semanalmente. São Duas importantes atitudes e que estão em consonância com a agenda.

Segundo ainda a coordenadora, a A3P não só tem foco na subtração de resíduos quanto à revisão dos padrões de produção e consumo e da adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental. A agenda ambiental busca também a qualidade de vida do servidor voluntariado.

A Care foi representada por Jussara Santos, Célia Santos e Andréia Regina. De acordo com a Jussara, uma das pioneiras da cooperativa, 10 anos de trabalho, a iniciativa da Semarh irá ajudar na produtividade mensal do material a ser reciclado. “Só não reaproveitamos na cooperativa o lixo de cozinha, o papel higiênico e os copos plásticos (descartáveis), explicou.

Motivação

Os servidores da Semarh experimentaram ainda nesta terça-feira, dia da efetivação da A3P com a Care e da aceitação da agenda por parte dos funcionários, uma aula de ginástica laboral.

Segundo a técnica ambiental da Semarh Tânia Santos, que participou do momento de descontração e relaxamento corporal, “o bem-estar do servidor no seu local de trabalho faz com que os objetivos da agenda tenham maior êxito e melhor aceitação pessoal”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.