[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de aumentar a oferta de água aos moradores da zona sul da capital, graças ao processo de interligação da duplicação da Adutora do São Francisco, ocorrida nesta segunda-feira, a Deso vai suspender na próxima quarta-feira,10, o abastecimento de toda a área atendida pelo Sistema Poxim.

“O desligamento ocorrerá às 7h para efetuarmos modificações nas partes elétrica e mecânica da Estação Elevatória 3, devendo o serviço ser concluído às 17 h do mesmo dia. A  previsão é que o Sistema esteja totalmente normalizado na madrugada de quinta-feira”, informa o diretor de Operações da Deso, Sílvio Múcio.

Por conta dos trabalhos previstos na Estação Elevatória 3, ficarão sem água durante toda a quarta-feira as seguintes localidades: invasão Santa Maria, povoado São José, bairro Santa Maria, conjuntos Augusto Franco, JK, Santa Lúcia, Beira Rio, Ignácio Barbosa, Orlando Dantas, Sol Nascente, Aloque, Capucho, Centro Administrativo, Distrito Industrial de Aracaju, Jabotiana, Jardins, Parque dos Coqueiros, Várzea Grande, Santo Inácio e São Conrado. “Estamos avisando com antecedência para que as pessoas possam armazenar água”, explica Sílvio.

Segundo Sílvio Múcio, a Estação bombeia atualmente 650 litros de água por segundo, devendo passar a bombear cerca de 1 mil litros no mesmo espaço de tempo devido ao reforço que receberá da Adutora do São Francisco. Com isso, a Deso vai suprir com tranqüilidade a demanda daquelas localidades e garantir mais água para a zona de expansão da capital. O diretor de Operações revelou ainda que entre os serviços previstos está a instalação de duas novas bombas, que vão trabalhar em conjunto com as três já existentes na Estação Elevatória 3.

Adutora duplicada

Com a interligação da duplicação da Adutora do São Francisco, a Deso vai aumentar em mais de 70% a oferta de água para a Grande Aracaju. Até esta segunda-feira, o sistema produzia 1.800 litros por segundo, passando a produzir três mil litros no mesmo tempo. Para efetuar a interligação da tubulação, a Companhia suspendeu  o abastecimento de parte da capital, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. “Esse foi um desligamento para se festejar, pois quando a água retornar às torneiras, a Grande Aracaju estará livre de rodízios pelos próximos 15 anos, no mínimo”, diz Sílvio Múcio.

Além da duplicação da Adutora, a Deso está colocando em operação uma Estação Compacta com capacidade para tratar 600 litros por segundo. Este equipamento, que foi totalmente recuperado, fica localizado na Estação de Tratamento João Ednaldo, em Socorro. Para completar a duplicação da Adutora do São Francisco, a atual administração da Deso investiu cerca de R$ 55 milhões nas edificações, lançamentos de tubulação e serviços complementares numa extensão de 23,6 quilômetros. Com isso, a Adutora passou a ter duas tubulações completas desde Própria até Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.