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Em um ano, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) conseguiu diminuir em 40% o índice de perdas na distribuição de água no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Em média, para cada ligação havia uma perda de 685 litros de água por dia. O dado é resultado do esforço da empresa, iniciado em abril de 2011, para diminuir os prejuízos causados por vazamentos e fraudes. Ao menos 110 ocorrências de fraude e furto do recurso hídrico foram combatidas e 260 vazamentos reparados. Por conta de ações como essa um volume de 675 mil m³ de água foi recuperado. Para se ter ideia da perda que existia, a quantidade era suficiente para atender a demanda da população do conjunto Santa Lúcia. E o trabalho continua.

Através de uma auditoria, que contou com a elaboração de um banco de dados com imagem de imóveis e hidrômetros, a Deso conseguiu mapear as diversas irregularidades nas ligações e dados cadastrais. Até o mês passado mais de 2 mil aparelhos de medição do consumo de água chegaram a ser trocados nos imóveis porque estavam parados ou danificados. Além disso, foi feita a adequação das caixas de abrigo dos medidores para garantir a eficiência da ação dos leituristas que periodicamente notificam o consumo de cada cliente da empresa.

Neste primeiro ano de reforço do controle de perdas, também foi consolidada a fiscalização em campo que permitiu às equipes técnicas detectarem mais de 110 casos de fraudes e furtos de água. Parte das ocorrências contou com a parceria da Secretaria de Segurança pública do Estado, para realização de perícia técnica no local, sendo os delitos posteriormente regularizados pela Deso. Os responsáveis pelas infrações ficaram sujeitos à aplicação de multa e tiveram de responder criminalmente por furto.

Antes das ações que fazem parte do Programa de Modernização Tecnológica, Melhoria de Gestão e Redução das Perdas de Água, em junho de 2011, o volume de água tratada distribuída pela Deso, na área do projeto (Coroa do Meio e parte da Atalaia), era de 237 mil m³, sendo que apenas 105 mil m³ eram consumidos. Ou seja, o desperdício chegava a 56% o que conferia um Índice de Perdas por Ligação (IPL) de 685 litros por dia. Após o trabalho reforçado da empresa, foi observada a redução total no índice perdas de até 40%. Para chegar a esse cálculo, a Companhia de Saneamento considerou o consumo apurado nas ligações dos clientes, deixando de fora o gasto operacional para descargas, limpeza e esvaziamento para manutenção da rede.

Ainda segundo o primeiro balanço concluído no mês passado pela Deso, os ganhos podem ser maiores que os levantados, já que em decorrência da ação contínua da empresa foi percebido um ?efeito dominó? no processo de regularização de fraudes. Isso porque muitos clientes, por conta própria, passaram se adequar com receio de serem autuados. É direcionando ações de combate aos desperdícios que a empresa tem conseguido efetivar a ampliação da oferta de água à população sem precisar expandir o sistema de abastecimento, já que as perdas são contidas.

Outras ações

E o trabalho das equipes de controle e redução de perdas continua não só na capital como no interior de Sergipe, como ocorreu em Lagarto, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória. Em uma das operações deflagradas este ano, foi descoberto um caso de furto de água tratada na cidade de Propriá, no Baixo Sertão Sergipano. A água potável era desviada por proprietário rural para encher uma lagoa e abastecia seis casas na mesma comunidade sem autorização da empresa. Já em Aracaju, no mês de abril, a Deso cancelou o desvio de água que ocorria em um motel e em um espaço de eventos na zona norte.

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