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A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) recebeu da Gerência da Rede Nacional de Gestão Pública, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o certificado de conclusão do processo de validação da auto-avaliação para melhoria da prestação de serviços da empresa. A entrega do certificado foi feita na manhã desta segunda, 11, pelo representante no Estado do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), Jairo de Jesus, ao diretor-presidente da Deso, Max Maia Montalvão, em reconhecimento ao empenho da empresa no plano de melhoria dos serviços formulado em maio de 2007 e os resultados obtidos durante a implementação do processo.

Durante a solenidade, realizada no auditório da Deso, estiveram presentes, além dos membros do grupo de trabalho da empresa, o Comitê Gestor Estadual do Gespública e diversos representantes de organismos inseridos no programa, como 28BC, Ipesaúde, Controladoria-Geral do Estado, 19ª Circunscrição do Serviço Militar e Capitania dos Portos de Sergipe. 

Através do Gespública, os órgãos que aderirem ao processo de avaliação se comprometem a promover a gestão dos procedimentos orientada para o resultado, visando à melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e aumento da competitividade do país. O programa de melhoria contínua que a Deso está implementando, com o apoio do Gespública, facilita também a captação de recursos para investimento em obras de saneamento básico. A verificação do cumprimento das metas para melhoria é feita através da auto-avaliação desses procedimentos. A cada ano, a instituição é auto-avaliada e seus resultados são acompanhados pelos consultores do Gespública. Caso sejam validados a instituição recebe o Certificado de Gestão, com excelência nos serviços.

O certificado conquistado pela Deso corresponde ao nível dois do sistema de gestão, considerado pelos consultores como muito bom diante da fase inicial em que a Deso se encontra no Gespública. O consultor Jairo de Jesus explica que o programa possui nove níveis de sistema de gestão, porém nenhuma empresa ou órgão atingiu este patamar.

"Temos algumas empresas que estão no nível sete, mas estas têm mais de 15 anos desde a adesão ao Gespública. Portanto, a Deso está dando o primeiro passo para uma mudança de mentalidade quanto à prestação dos seus serviços", disse ele.

Para o diretor-presidente da Deso, Max Montalvão, a empresa abraçou o Gespública motivada pelo desejo dos seus funcionários de melhorar a qualidade dos serviços que executa e de implementar uma política de gerenciamento cada vez mais voltada às necessidades de atendimento às demandas públicas.

"O credenciamento, no ano passado, da Deso ao Gespública foi o primeiro passo para a conquista de uma excelência em prestação de serviço. Quase um ano depois recebemos este certificado, que significa o reconhecimento de uma iniciativa que tem um diferencial: parte de dentro da empresa o compromisso de melhorar as suas ações. Esse vai ser o caminho que a Deso vai trilhar incessantemente para se consolidar como uma empresa consciente da importância do seu papel junto à sociedade", afirmou. 

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