Deso realiza obras de esgotamento sanitário na Orlinha da Atalaia
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está realizando as obras de ampliação, manutenção e interligação da rede de esgotamento sanitário da Orlinha da Praia de Atalaia. O serviço vem atender uma reivindicação antiga de comerciantes e usuários de bares e restaurantes do local, que sofriam com constantes entupimentos e alagamentos que desaguavam na via pública. Os restos chegavam até a areia da praia, poluindo também o meio ambiente.
Inicialmente, estão sendo realizadas a manutenção e a limpeza em 1.280 metros da rede coletora central de esgoto, trabalho que consiste em retirar a gordura e dejetos despejados por bares e restaurantes, que com o tempo se acumularam nas tubulações e poços de visitas (PV). De acordo com o diretor-técnico da Deso, Juarez Carvalho Filho, o local sofria com alagamentos ocasionados pelo entupimento da rede. "Não existia nos estabelecimentos comerciais as caixas para filtrar e tratar a gordura e dejetos. A solução encontrada por alguns era ligar indevidamente na rede de esgotamento, sobrecarregando a mesma, trazendo transtornos à comunidade", afirmou o diretor.
Interligação
Com o término da construção da segunda etapa da Orla de Atalaia, não foram realizadas as interligações da rede geral de esgoto com os estabelecimentos comerciais. Agora, a Deso está realizando este serviço. Estão sendo assentados 300 metros de rede coletora, instalados quatro poços de visita (responsáveis pelo acesso e manutenção da rede), elevação dos poços de visitas existentes que estavam aterrados pelo calçamento, e construção de mais 28 caixas coletoras.
"A obra tem previsão para ser concluída ainda neste mês de agosto e vai resolver um sério problema da Orlinha da Praia de Atalaia, que refletia até no meio ambiente, num local freqüentado por muitos turistas que vêm a Aracaju. Com a conclusão do serviço e a colaboração dos comerciantes para que atentem para a manutenção freqüente das caixas coletoras, os problemas da rede de esgotamento não voltarão a ocorrer", afirmou Juarez Carvalho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Deso realiza obras de esgotamento sanitário na Orlinha da Atalaia – Foto: Janaína Santos/ASN