Deso está entre as 20 maiores empresas de saneamento do País
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) figura entre as 20 maiores empresas de água e saneamento do Brasil. O dado foi revelado este mês, em análise setorial, na edição 2013 do ranking Valor 1000, publicado pelo Grupo Valor Econômico. Para a escolha foram analisados os resultados financeiros, que incluem a receita líquida anual. Entre as classificadas estão empresas públicas, privadas e municipais. Os dados resultam de estudos realizados pela FGV e analisados pela Serasa Experian.
A posição é referenciada por informações de 2012, quando a receita líquida foi de R$ 324 milhões. “Proporcionalmente, a Deso está muito bem, com o faturamento maior, se comparada a outras empresas que trabalham em estados maiores e que, teoricamente, teriam a possibilidade de apresentar uma receita superior, como Pará, Piauí, Amazonas. São estados com a população mais numerosa que a de Sergipe, e no entanto não entraram no ranking”, considera diretor-presidente da Deso, Sérgio Ferrari.
O valor da receita líquida aponta uma realidade social importante para o desenvolvimento de Sergipe, que é o acesso ao saneamento básico. “O faturamento da empresa representa a grande clientela que tem a Deso. Não há grande diferença na tarifa de água praticada em Sergipe e a praticada em qualquer outro local. É evidente que existem tarifas maiores e menores, mas a variação não é tão grande. Então isso mostra que o faturamento tem uma ligação muito direta com a quantidade de pessoas atendidas pela Deso, ou seja, quanto maior a população, maior será a receita em qualquer empresa”, avalia Ferrari.
Ele descreve que no território sergipano onde a população é menor, o percentual de universalização da Deso é mais elevada que a de outros Estados. “Há Estado que possui uma população com quase o dobro a de Sergipe, mas o faturamento é menor. Isso mostra que o atendimento à população não está tão próxima da universalização como em Sergipe”, acrescenta o diretor-presidente da Deso.
Água e Saneamento
Na lista das 20 maiores empresas do setor de Água e Saneamento, classificadas pelo Valor 1000, a Deso aparece na 20ª posição. Em primeira colocação está a Sabesp, com receita operacional líquida de R$ 10,7 bilhões. No geral, estão no quadro setorial 16 empresas públicas, outras três privadas e mais uma municipal. Esta última é de Campinas, cidade paulista com complexos industriais de grande porte e população superior a 1 milhão de habitantes.
Ranking geral
No ranking completo das 1000 maiores empresas do País, a Deso aparece na 969ª posição. Em comparação a 2011, Companhia caiu seis posições devido a entrada de novas empresas no rol nacional. “Apenas três empresas de Sergipe entram nessa relação, o que mostra que a Deso tem grande relevância para Sergipe. E esse nível de importância continua sendo mantida a cada ano, uma vez que a Deso é reconhecida entre as maiores do País”, avalia.
O Valor 1000 é o mais completo anuário sobre as empresas que atuam no Brasil. Em uma única publicação, são analisados 25 setores da economia brasileira, as 1000 maiores empresas do país, as 50 maiores por região, os 100 maiores bancos e as 250 maiores holdings. O material serve como referência para quem participa do mundo dos negócios.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Deso está entre as 20 maiores empresas de saneamento do País – Foto: Ascom/Deso