Deso dá início a assentamento de nova adutora para a Barra
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) deu início, esta semana, ao processo de montagem da rede de adutora que vai ampliar a oferta de água para a cidade da Barra dos Coqueiros. A obra de duplicação, realizada na ponte Aracaju – Barra, tem previsão para ser concluída em novembro deste ano. O sistema de distribuição de água, que atualmente tem capacidade para atender os 30 mil habitantes, poderá suportar a demanda crescente de até 60 mil moradores.
O empreendimento tem como objetivo reforçar o abastecimento de água da Barra dos Coqueiros, atendendo a demanda de crescimento da cidade. Com uma nova adutora, a produção de água será dobrada, passando de 189 l/s para 378 l/s. Para isso, a Deso está executando a implantação de 1.780 metros de extensão de rede, com diâmetro de 450 mm.
O material dos tubos é o PEAD (polietileno de alta-tensão), que passa agora pela etapa de soldagem de termo fusão e assentamento. Concluída essa fase, será feita então a interligação da rede. A estrutura vai permitir a passagem da água captada do rio São Francisco e aduzida para a Barra dos Coqueiros a partir do reservatório R2, que fica no bairro 18 do Forte.
Segundo o engenheiro da Companhia, responsável por acompanhar a execução da obra, Cássio Andrade Dantas, o serviço permite acompanhar não só o crescimento imobiliário, como o potencial turístico de uma das cidades litorâneas que mais cresce no estado. “A Barra dos Coqueiros vem crescendo muito, e essa obra tem como objetivo reforçar o abastecimento na localidade, para atender tanto a população já residente, quanto esses novos empreendimentos que estão surgindo”, explica.
A Barra é também uma cidade turística, que nos finais de semana e feriados recebe um aumento na demanda pelo serviço de abastecimento hídrico. Com a obra, a Companhia de Saneamento de Sergipe terá a possibilidade de supri-la em quantidade e em qualidade de forma ainda mais satisfatória.
Obra
Devido à obra, parte da via da ponte Aracaju-Barra permanece interditada, com o tráfego sendo devidamente orientado e sinalizado. A mobilização para os trabalhos foi iniciado no último dia 9. Esta semana, a implantação da adutora avança graças ao andamento da principal etapa da montagem e assentamento.
Orçada em R$ 511 mil, a obra tem recursos provenientes do Governo Federal e do Governo do Estado. Além destes investimentos, a Barra dos Coqueiros já recebeu anteriormente R$ 4,9 milhões destinados à expansão da capacidade de reservação de água. A cidade já conta com um novo reservatório de 250 m³ e o sistema de abastecimento existente ampliado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Deso dá início a assentamento de nova adutora para a Barra – Fotos: Ascom/Deso