Deso continua no combate a furto e perda de água no interior do estado
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) continua atuando no combate a perdas e ao furto de água no interior do estado. Desde maio, a empresa deflagrou o trabalho de controle no município de Pirambu, com foco no povoado Aguilhadas, onde 27% dos hidrômetros estavam parados. Também foram encontradas duas ligações clandestinas que atendiam a 16 moradias e desviavam ilegalmente água potável para irrigação e dessedentação animal. Devido ao consumo clandestino da água tratada, os moradores de pontos mais altos da comunidade sofriam com a falta de regularidade no abastecimento.
Denominado de Operação Aguilhadas, o trabalho da Deso se pautou na identificação de situações que prejudicavam o fornecimento de água na região, a exemplo de desvios, vazamentos e religações clandestinas. Inicialmente foi levantado que, das 175 ligações ativas, 46 medidores de consumo estavam danificados ou parados. Esses hidrômetros foram substituídos por aparelhos novos que garantissem mais exatidão na medição de água consumida pelos clientes. Já outros dois medidores estavam violados.
“As ligações clandestinas eram utilizadas para irrigar a plantação e para dessedentação do gado”, cita o gestor da Unidade Negócios Norte, Januário dos Santos Costa, revelando que as irregularidades foram combatidas. Nesses casos os infratores são sujeitos às sanções administrativas previstas no Regulamento da Deso. Segundo a empresa, é por conta de infrações como uma ligação clandestina que o abastecimento de água de uma comunidade inteira pode ficar prejudicado, já que os desvios e o consumo não medidos podem provocar a perda de pressão na rede.
Conscientização
Para ter mais efeito, o trabalho da Deso não se restringiu a coibir as irregularidades, a equipe da Companhia de Saneamento de Sergipe aproveitou a operação para incentivar a comunidade a promover práticas positivas. No dia 29 de maio, a empresa reuniu os moradores do povoado Aguilhadas, no espaço de uma escola municipal, para dar transparência aos serviços prestados na região, desde a captação ao faturamento. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a importância das ações da Companhia e aprenderam sobre o uso racional da água.
“Após o desenvolvimento da Operação Aguilhadas, identificamos locais que antes a água chegava com deficiência e agora melhorou consideravelmente”, aponta Januário Costa, informando que o trabalho da Deso é contínuo e deverá se repetir em outras regiões de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]