Deso busca Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento
Dirigentes, gerentes e supervisores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) participam, desde o dia 1º deste mês, do curso Gestão Classe Mundial realizado através da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O evento foi sediado no Hotel Aquários, em Aracaju, com a presença de 30 participantes. A programação, encerrada nesta quarta-feira, teve como foco capacitar os profissionais para Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS, nível B.
Concedido pela Abes, o prêmio é hoje reconhecido em toda a América Latina como a premiação mais importante do setor de saneamento. Em 2010, a Deso, através de sua Unidade de Negócios do Sertão, conquistou o PNQS Nível I, Troféu Bronze. Agora a empresa busca repetir o reconhecimento por meio da gestão das Unidades de Negócio Sul, Norte e Centro-Oeste. Por isso, as equipes da Deso foram orientadas sobre os critérios para alcançar a premiação.
Entre os objetivos específicos, desenvolvidos durante os três dias de curso, foram priorizados: o conhecimento dos mecanismos para promover melhorias no sistema de gestão, a explanação de boas práticas de gerenciamento e o exercício da elaboração do Relatório de Gestão para candidatura ao PNQS. No geral, as atividades estiveram distribuídas em uma carga horária de 20 horas. No último dia do encontro, o curso teve como instrutor designado pela Abes, Rodolfo Marcelo Candeia.
“Há 17 anos o PNQS vem sendo realizado com a meta de promover a busca pela excelente gestão de todas as empresas que atuam na área de saneamento. Ter uma companhia como a Deso dentro desse processo, eu não diria nem que é importante e sim fundamental, porque as organizações hoje necessitam desse desafio de aperfeiçoamento”, considera Rodolfo.
Ele revela que é parte das estratégias de estímulo do curso provocar as pessoas com conceitos fundamentais, fazer com que todos reflitam sobre suas atividades. “A gente acaba percebendo pessoas encerrando um trabalho com muita energia, percebendo o quanto tem para aprender e pode fazer para melhorar, para buscar a satisfação da sociedade como todo”, descreve.
Satisfação
A representante da Unidade Estratégica de Recursos Humanos (UERH) da Deso, presente no encerramento do treinamento, Márcia de Carvalho Freitas demonstrou satisfação ao fazer um balanço positivo do curso. Isso se justifica, segundo ela, pelo empenho das equipes da empresa em participar de toda a programação.
O gestor da Unidade de Negócio Norte, Januário dos Santos Costa, também reforçou a importância do curso. “O primeiro ponto é o enriquecimento do conhecimento para alcançar a excelência na prestação de serviços. Outro ponto é que o curso nos estimula a fazer uma autocrítica para observarmos com mais clareza que somos capazes e temos condições de executar melhor algumas ações”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Deso busca Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – Fotos: Ascom/Deso