Desempenho do Banese em 2009 é dos melhores entre os bancos públicos estaduais
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) obteve em 2009 um dos seus melhores desempenhos, segundo dados do balanço financeiro da instituição, publicado no último final de semana. Em entrevistas a emissoras de rádio e televisão de Sergipe, nesta segunda-feira, 15, o presidente do banco, Saumíneo Nascimento, ressaltou que em 2009, entre os bancos públicos estaduais, o Banese foi o que mais cresceu em operações de empréstimos, com um índice de 25% de aumento em relação a 2008.
Já em relação ao lucro de R$ 39,1 milhões obtido pelo Banese em 2009, o presidente destacou que o percentual de aumento em comparação com 2008 foi de 15%, o segundo melhor entre os bancos públicos estaduais. “No índice de lucratividade ficamos à frente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banco do Pará e Banco do Espírito Santo, só perdemos para o Banco de Brasília”, disse Saumíneo.
Para o presidente do Banese, o bom desempenho do banco é muito importante para o desenvolvimento da economia estadual. “Primeiro, porque toda a riqueza gerada pela instituição fica no próprio Estado. A parte do lucro que vai para o acionista majoritário, o Governo do Estado, retorna em investimentos para a população. E a parte que fica com o banco, serve para fortalecer a instituição, aumentar as suas linhas de crédito, as suas instalações, e atender melhor à clientela, além de podermos investir mais nas nossas ações de responsabilidade social”, explicou.
Há pouco mais de um ano à frente do Banese, Saumíneo Nascimento disse também ter recebido do seu antecessor, João Andrade, um banco bem estruturado, e que os bons resultados da instituição se devem ainda ao fato de o Estado estar bem arrumado administrativamente. “Além disso, encontrei uma equipe valorosa de colaboradores e uma diretoria eminentemente técnica e que trabalha em estreito entendimento com o nosso Conselho Fiscal e o Conselho de Administração”, disse ainda.
- Desempenho do Banese em 2009 é dos melhores entre os bancos públicos estaduais – Saumíneo Nascimento
- presidente do Banese / Foto: Janaína Santos/Banese