‘Descubra Sergipe’ encerra divulgação do Estado em Salvador
A terra do axé recebeu um grande arraial. Bandeirolas, comidas típicas, a quadrilha junina Maracangaia e a Orquestra Sânfonica de Aracaju apresentaram aos agentes de viagem de Salvador os motivos pelos quais Sergipe tem o melhor São João do país. A apresentação fez parte do quarto workshop da Caravana de Turismo ‘Descubra Sergipe’ que aconteceu na noite desta segunda-feira, 12, no Bahia Othon Palace.
Para a secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, a caravana foi fundamental na estratégia de divulgação dos festejos juninos sergipanos. "Primeiro, porque a caravana teve foco, foi direcionada aos locais emissores de turistas. Segundo, porque a caravana aconteceu em um período em que as pessoas ainda estão se programando onde vão passar os festejos juninos", comentou Eloísa.
"Estamos terminando uma caravana de sucesso e vamos lançar a programação dos festejos juninos na próxima quinta-feira, 16. A parceria da iniciativa privada com o poder público foi fundamental. É um olhar sobre o turismo com foco nos resultados, mostrando que juntos, e só juntos, nós conseguiremos potencializar tudo que Sergipe tem para mostrar", analisou a secretária.
Com chapéu na cabeça e experimentando as comidas típicas, a agente de viagem Daiane Brito pôde conhecer uma pouco do São João de Sergipe. Encantada com o que viu, Daiane elogiou Sergipe. "Lá se tem o resgate da tradição dos festejos juninos. É bonito de se ver! Sergipe também tem um mercado bom em Salvador, porque nosso São João é todo no interior. Além da apresentação ser linda, ela vai nos ajudar muito a oferecer Sergipe. Conhecer hotéis, passeios e a cultura do destino ajuda bastante", disse a agente.
O controlador-geral de Sergipe, Adinelson Alves, também prestigiou o evento. "Estamos participando do 2º Encontro do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno em Salvador. Ao saber que a caravana de Sergipe estava aqui, trouxe vários congressistas para conhecer as coisas boas de Sergipe".
Paulo Mattos, proprietário de uma agência de viagens, já foi a Sergipe várias vezes, mas ainda não conhecia o São João. "Este ano será a primeira vez que vou conhecer os festejos juninos de Sergipe. Vou levar um grupo para conhecer, entre eles três alemães. Como recebo muitos turistas europeus, a minha intenção é poder formar grupos para passar alguns dias de junho em Aracaju", explicou Paulo.
Parceria
Além de Salvador, o ‘Descubra Sergipe’ passou por Recife, Ilhéus e Maceió. Fruto da união entre iniciativa privada e poder público, o presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto Lima, disse que é a partir dessa união que Sergipe vai se consolidar como destino.
"O Governo ou o setor privado não fazem turismo isoladamente. Turismo é um negócio que o Estado tem uma posição que é vender o destino e quem fecha os negócios de turismos é o setor privado. Essa é uma parceria que tem que existir sempre. A caravana é um exemplo de uma forma de relação entre setor privado e público. É uma nova forma de se fazer política de turismo", comentou José Roberto Lima.
Segundo o presidente do Aracaju Convention & Visitors Bureau, Sérgio Oliveira, o apoio do Governo do Estado é indispensável para o acontecimento da caravana. "O que tivemos foram belas apresentações de Sergipe. O nosso destino foi vendido com trade turístico integrado com o Governo do Estado, além da Prefeitura de Aracaju. Não é só cobrar do Governo, o empresariado também precisa fazer a sua parte".
"É um acontecimento importante para nós que fazemos o turismo. Os hotéis são beneficiados diretamente com esse tipo de atividade. Divulgar Sergipe não é um papel somente de o Governo. É papel também do empresário que precisa se juntar a esse tipo de ação. Trabalhar em parceria é mais fácil, nós precisamos estar juntos para crescer juntos", finalizou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe, Diego da Costa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- ‘Descubra Sergipe’ encerra divulgação do Estado em Salvador – Foto: Wellington Barreto