Deputados conhecem ações da Sedetec e SergipeTec durante apresentação na AL
Os índices de desenvolvimento econômico de Sergipe foram apresentados pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, durante sessão plenária quinta-feira, 05, na Assembleia Legislativa. Atendendo ao convite da deputada Conceição Vieira (PT), que preside a Comissão de Ciência Tecnologia e Informática da Casa, o auxiliar do governo esteve acompanhado do presidente do SergipeTec, Marcos Wandir, que também apresentou dados sobre a organização social.
Em sua palestra, Wandir fez um breve histórico sobre o SergipeTec, demonstrando-a enquanto associação privada sem fins lucrativos reconhecida pelo Governo como Organização Social estadual. “Iniciado em 2004, hoje o SergipeTec atua com 17 empresas incubadoras e uma biofábrica de mudas de banana e abacaxi já em funcionamento. Além disso mantemos um projeto de grande sucesso, em parceria com a Sedetec e a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab)onde já capacitamos três mil jovens com cursos profissionalizantes voltados para o mercado de trabalho sergipano”, disse ao convidar os parlamentares para visitar as obras da nova sede, com 130 mil m², que estão em pleno andamento no município de São Cristóvão, ao lado da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O secretário Saumíneo Nascimento iniciou sua apresentação destacando a estrutura da Sedetec e suas vinculadas (Codise, ITPS, Jucese e Fapitec) e esclarecendo que o SergipeTec tem vínculo com o Governo do Estado através de um contrato de gestão. “Temos uma estratégia de desenvolvimento voltada para a atração de novos empreendimentos para Sergipe e dispomos de mecanismos como o Núcleo de Arranjos Produtivos Locais (NAPL), Projeto de Extensão Industrial, Política de Desenvolvimento Industrial (PDI), entre outros, para atuar nas diversas áreas da economia local”, ressaltou.
De acordo com Saumíneo, a estratégia implantada para a atração industrial e a geração de empregos no Estado tem garantido bons resultados. “De 2007 a 2013 foram 253 empresas que chegaram a Sergipe, graças aos incentivos fiscais e/ou locacionais previstos no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), que juntas geraram mais de 15.200 empregos no Estado”, afirmou, divulgando o nome de algumas marcas estrangeiras que optaram por instalar seus empreendimentos, como a Saint Gobain, Yazaki e Amsia Motors, entre outras. “Obtivemos informações do representante da Amsia Motors essa semana de que daqui a 16 meses o grupo iniciará a instalação da indústria que vai funcionar na Barra dos Coqueiros”, destacou o secretário.
Após a apresentação, os deputados fizeram questão de se pronunciar e iniciar um amplo debate com os palestrantes convidados. O deputado João Daniel (PT) solicitou um aparte para parabenizar a deputada Conceição Vieira pela iniciativa em levarem os auxiliares de governo até a tribuna da Assembleia. “Foi com grande satisfação que conhecemos o trabalho dessa secretaria importantíssima para o bom funcionamento do Estado e ainda a atuação do SergipeTec, de grande importância principalmente na área de agricultura local”, enfatizou.
“Sem uma secretaria como esta ficaria difícil implementar ações para o desenvolvimento do Estado”, observou o deputado do PSC Antônio dos Santos, ao parabenizar a ideia da deputada Conceição Vieira. “Precisávamos conhecer a preocupação do governo nesse setor da economia e também demonstrar a dinâmica da Assembleia. Estamos construindo uma agenda para que todos os deputados possam conhecer os projetos do governo através de visitas que pretendemos realizar, inicialmente ao Parque Eólico, onde poderemos conhecer in loco o resultado da geração de energia local” disse a deputada, que elogiou a atuação do secretário Saumíneo Nascimento. “Um profissional muito atuante, que com esse jeito tranquilo e calmo demonstra muita competência para gerir a pasta”, enfatizou Conceição Vieira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Deputados conhecem ações da Sedetec e SergipeTec durante apresentação na AL – Fotos: Vieira Neto/Sedetec