[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizou dois técnicos da Vigilância Epidemiológica para capacitar, juntamente com profissionais da Secretaria de Saúde de Aracaju, 300 militares do 28º Batalhão de Caçadores (BC) para atuar no combate à dengue na capital sergipana. A capacitação começou na tarde de segunda-feira, 14, e continua nesta terça, 15, no quartel do 28º BC.

"Estamos orientando sobre a doença, explicando como deve ser feito o combate e como eles deverão agir nas residências para ajudar no combate à dengue em Aracaju", explicou José Bomfim, supervisor da região metropolitana do Programa Estadual do Controle da Dengue que, juntamente com Enaldo Cajé, está ministrando o treinamento para os militares.

Segundo Taísa Cavalcante, coordenadora do Programa de Combate à Dengue da Prefeitura de Aracaju, o município solicitou ao Exército, em Brasília, a autorização para que os militares que servem no 28º BC em Sergipe ajudem os agentes de endemias da capital no combate à dengue. "Para que eles possam entrar em campo, é necessário fazer um treinamento teórico antes e, por isso, o apoio do Estado é tão importante", disse.

Dentre outras medidas, a Secretaria de Estado da Saúde chegou a ceder 20 profissionais para auxiliar no combate à dengue na capital. De acordo com o major Cordeiro, assessor de Comunicação do 28º BC, 300 dos 650 militares do Batalhão participam da capacitação, incluindo o comandante Carlos Henrique, que será responsável por conduzir os soldados na luta contra a dengue. "Vamos entrar em campo o mais breve possível", informou o major Cordeiro. Trinta militares trabalharão nas ruas de Aracaju a cada dia.

Dados atualizados

O Estado de Sergipe apresenta atualmente uma incidência média de dengue, com 237 casos para cada 100 mil habitantes. Por esta razão, ainda não está caracterizada uma epidemia, já que ela se conforma quando há mais de 301 casos notificados para cada 100 mil habitantes. Apesar disso, 19 municípios já estão em epidemia: Canindé de São Francisco, Nossa Senhora do Socorro, Santa Rosa de Lima, Pedra Mole, Laranjeiras, Neópolis, Brejo Grande, Carira, Tobias Barreto, Divina Pastora, Campo do Brito, Malhador, Muribeca, Nossa Senhora da Glória, Pinhão e São Miguel do Aleixo, São Cristóvão, Siriri e Aracaju.

Outros 14 encontram-se em situação de risco. São eles Aquidabã, Boquim, Capela, Carmópolis, Cumbe, Frei Paulo, Gararu, Gracho Cardoso, Ilha das Flores, Macambira, Pirambu, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e São Francisco. Até o momento, Sergipe registrou 4.836 casos de dengue notificados, com 2.619 confirmações. Destas, 75 eram casos de dengue com complicações e outras 23 casos de febre hemorrágica do dengue. Há sete óbitos confirmados por conta da doença.

Faça aqui o download dos números da dengue atualizados até 14 de abril de 2008

Hospitais

Entre as ações se destacam a abertura de 131 leitos de hidratação exclusivos para pacientes com suspeita de dengue no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e nos hospitais de Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Ribeirópolis e a ampliação do funcionamento do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), que passou a funcionar aos sábados, das 8h às 13h, pra captar mais doadores de sangue e plaquetas.

Para ajudar na assistência aos pacientes com dengue, a Secretaria vai enviar aos municípios em situação de epidemia 19 enfermeiros para atuarem na triagem dos casos, hidratação de pacientes e encaminhamento para as unidades. Para estes municípios e para aqueles que se encontram em situação de risco epidêmico, a SES está distribuindo kits de hidratação, num total de 10 mil soros fisiológicos, 15 mil soros de reidratação oral e 20 mil unidades de paracetamol.

Já circula nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco um edital de convocação do Governo para contratação temporária de 102 médicos para trabalhar no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e hospitais regionais. Além disso, já foram distribuídos para médicos de unidades de saúde e hospitais sergipanos 1,6 mil adesivos gigantes com orientações de conduta para identificação de casos e tratamento da dengue.

Apoio técnico

O Governo do Estado, através da SES vem promovendo várias ações no combate à dengue e apoiando os municípios que estão em epidemia ou em risco de epidemia. No último sábado, 12, os profissionais da SES capacitaram mais de 200 médicos e enfermeiros das redes pública e particular do Estado sobre o manejo clínico em diagnóstico e tratamento do dengue.

Entre as ações já realizadas pelo Estado para conter o surgimento de novos focos criadouros do mosquito estão mutirões de limpeza em todos os prédios da administração da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e Escolas Estaduais; a ampliação da frota dos carros-fumacê de 12 para 14; a aquisição, junto ao Ministério da Saúde, de 7 novos veículos para o combate à dengue; e a distribuição nos 75 municípios de 40 mil cartilhas informativas e 10 mil cartazes elaborados pelo Ministério.

Saiba o que o Estado vem fazendo no combate à dengue e ajude a acabar com os criadouros do mosquito transmissor da doença

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.