[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp) vai promover o maior Fórum de Delegados do Orçamento Participativo já realizado em Aracaju. O evento vai acontecer no próximo sábado, dia 22, no Espaço Emes, e contará com a presença de 233 delegados, um aumento de cerca de 50% em relação ao número de participantes do ano anterior.

Pela primeira vez na história de Aracaju os delegados e suplentes serão diplomados, recebendo seus certificados de representantes das comunidades.

Somando-se as 30 reuniões, participaram ativamente das discussões aproximadamente 5 mil comunitários cadastrados, o que mostra o aumento da participação popular na discussão dos problemas da cidade. Cada vez mais as pessoas percebem que através do OP podem expressar sua vontade e direcionar o trabalho da prefeitura.

Este ano foram levantadas 150 prioridades nos bairros na proporção de 5 por plenária e escolhidos 466 delegados, inclusos os suplentes. Dentre estes serão eleitos 15 conselheiros sub-distritais.

Experiência de sucesso

Para Anderson Farias, secretário extraordinário de Participação Popular, a metodologia adotada este ano com a discussão em grupos, e não geral, privilegiou o debate e qualificou as demandas. “A metodologia adotada por Aracaju está sendo referencial para o Brasil, inclusive servindo como tema para debate no Fórum Social Brasileiro. Este é um momento ímpar para a secretaria, que se consolida em apenas três anos entre as cinco experiências bem sucedidas do Orçamento Participativo do Brasil”, afirmou. As outras cidades com melhor experiência são Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Goiânia.

Segundo o secretário, as ações realizadas em 2003, o aumento da participação popular nas plenárias, a rapidez em atender às Solicitações de Obras e Serviços (SOS), o aumento do número de Comissão de Relação com a Comunidade (CRC’s) e a ampliação no atendimento ao público foram fatores decisivos para o reconhecimento de Aracaju em nível nacional.

Confira a programação do evento:

8h30 – Abertura com fala do prefeito, secretário e parceiros do projeto

9h30 – Ato de diplomação e juramento (carta compromisso); Livro de ata, para assinatura
Vídeo e fotos – Hip Hop

10h30 – Instalação do Fórum Municipal de Delegados do Orçamento Participativo

12h00 – Almoço

13h30 – Discussão e aprovação do regimento interno do Fórum de Delegados

14h30 – Discussão a aprovação do novo RIOPA (Regimento Interno do Orçamento Participativo)

15h30 – Eleição e posse do CMOP (Conselho Municipal do Orçamento Participativo)

17h00 – Encerramento (Coquetel)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.