Defesa Civil reúne-se com parlamentar da comissão federal de prevenção a catástrofes
Representantes da Coordenadoria da Defesa Civil Estadual reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 15, com o deputado federal André Moura, integrante da Comissão Especial de Medidas Preventivas diante de Catástrofes da Câmara Federal. O encontrou foi realizado na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), e contou com a presença da secretária adjunta Maria Luci Silva.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, major José Erivaldo Mendes, esta foi a primeira reunião de trabalho com o parlamentar. “A comissão da qual o deputado André Moura faz parte é responsável por analisar propostas e soluções preventivas de tragédias climáticas no país. É muito importante termos um deputado de Sergipe fazendo parte dessa Comissão. Tínhamos o dever de procurá-lo para mostrar nossas ideias e nos colocarmos à disposição”, explicou o coordenador.
O deputado federal André Moura explicou que a Comissão Especial é composta por 20 parlamentares para estudar a prevenção de catástrofes naturais. “A Comissão foi criada em janeiro e realiza estudos e levantamentos sobre áreas de risco, ações preventivas e o trabalho de reconstrução urbanística e recuperação econômica das áreas afetadas por enchentes e deslizamentos”, destacou Moura.
A secretária adjunta Maria Luci Silva, ressaltou o importante auxílio que a Comissão prestará aos estados vítimas de catástrofes naturais. “Contamos com a relevante ajuda do Colegiado para dar celeridade aos processos burocráticos referentes à ajudas humanitárias”, destacou a secretária.
Também participaram da reunião representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Sergipe, da Secretaria Estado do Planejamento, e Gestão e o metereologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), Overland Amaral.
Seminário internacional
O coordenador da Defesa Civil, major Mendes participou na semana passada do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres – Uma nova perspectiva para a Defesa Civil Nacional, que aconteceu em Brasília.
O evento contou com a presença do presidente em exercício, Michel Temer, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e do presidente do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diopp, e teve o objetivo de debater e trocar experiências nacionais e internacionais. No total, foram três dias de palestras e mesas temáticas com 52 palestrantes.
“Em virtude dos últimos desastres, principalmente na região serrana do Rio, houve uma necessidade rever o sistema Defesa Civil no país. Esse seminário teve exclusivamente a iniciativa de conhecer a realidade de diversos países do mundo e observar a realidade do Brasil”, relatou Mendes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Defesa Civil reúnese com parlamentar da comissão federal de prevenção a catástrofes – Fotos: Edinah Mary/Seides