[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Terminou, na última sexta, 18, o segundo Curso Operacional de Defesa Civil, realizado em parceria pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e pela Coordenadoria Especial de Defesa Civil (Codec). O encerramento do curso contou com a presença do secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Roberto Costa Guimarães, e do diretor Nacional de Minimização de Desastres, coronel Marcos Moreira

Realizado na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), o curso teve duração de 36 horas e formou 35 alunos, representando catorze municípios e instituições como o 28º Batalhão de Caçadores, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), além de representantes da Defesa Civil de Alagoas, Bahia e Sergipe.

"Este curso foi um bom avanço, pois, das 14 prefeituras participantes, oito não possuem a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. A partir de agora, eles vão se preparar para instalá-las", disse o coordenador da Defesa Civil em Sergipe, tenente-coronel Nailson Santos. "Tudo isso nos ajuda a diminuir os efeitos dos desastres, pois, quando a resposta vem de uma equipe capacitada e preparada, os danos são bem menores", explicou.

Segundo Nailson Santos, a vinda do secretário nacional acrescentou uma representatividade ainda maior para a importância da iniciativa desenvolvida no Estado de Sergipe, que, segundo ele, passa a ocupar uma nova posição no cenário regional e nacional.

Sistema Nacional

"A prevenção, uma das fases do trabalho da Defesa Civil, é justamente nisto que reside a importância da capacitação. Como o desastre é inevitável, precisamos agir para que os efeitos sejam os mínimos possíveis. Desta forma, fortalecemos o Sistema Nacional de Defesa Civil", afirmou o secretário nacional, Roberto Guimarães.

"A Defesa Civil é de extrema importância para atendimento às pessoas em vulnerabilidade social, pois são as que mais sofrem com os desastres. Por isso, a importância da formação e da capacitação continuada dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Defesa Civil", disse a secretária de Inclusão Social, Ana Lúcia Menezes.

Mais dois cursos em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil já estão previstos. O primeiro é o Curso de Avaliação de Danos (CADAN), que deve acontecer em maio. O segundo é o de Administração e Planejamento para Redução de Desastres (APRD), voltado para a formação de gestores de Defesa Civil, que deve acontecer no segundo semestre e exige, do participante, nível superior.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.