[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Coordenadoria Especial de Defesa Civil do Estado de Sergipe (Codec) promove, durante esta semana, mais um curso de capacitação para seus técnicos estaduais e municipais. Contando com a parceria da Secretaria Nacional de Defesa Civil, a Codec realiza agora o Curso de Avaliação de Danos (Cadan).

Participam do evento técnicos de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) de 17 municípios, além de Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual. O curso acontece até quinta-feira, totalizando carga horária de 28 horas.

O objetivo da capacitação é habilitar os técnicos no preenchimento correto dos formulários de Avaliação de Danos, necessários sempre que houver situações de emergência no município. De acordo com a coordenação da Codec, quanto mais precisas as informações contidas no relatório, mais rápido os processos poderão ser avaliados, facilitando o reconhecimento e a posterior homologação de uma situação de emergência ou estado de calamidade pública do município, para que este seja beneficiado com recursos dos governos estadual e federal. As informações contidas no formulário dizem respeito a danos materiais, danos humanos, danos ambientais e os prejuízos econômicos e sociais.

O curso será ministrado pelo membro da Secretaria Nacional da Defesa Civil, Magno dos Santos Nunes. "Esse curso visa capacitar pessoas a entender a metodologia de defasa civil e passar essas informações para as autoridades competentes, para que elas tomem as decisões cabíveis", destacou Magno Santos.

Capacitações

Segundo o coordenador da Codec, tenente-coronel BM Nailson Santos, as capacitações que vêm sendo realizadas pela Defesa Civil em Sergipe fazem parte de uma política de Governo. "Esse é o quarto cursos que promovemos, o que tem sido um avanço para Sergipe. Nós não temos como agir em defesa civil sem capacitar. Essa capacitação ajuda na prevenção e na preparação ao enfrentamento de situações em relação a desastres. Nós temos dois cursos básicos, que são o curso operacional em defesa civil, que dá uma idéia geral de como funciona o sistema de defesa civil, e o curso que vem complementar, de uma importância muito grande para os técnicos, que é o de avaliação de danos" afirmou.

Para o secretário da Comdec do município de Santo Amaro das Brotas, Julio César Vieira Franca, esse tipo de iniciativa é primordial para as cidades do interior do Estado. "Um curso como esse é muito importante, porque nos prepara para que possamos avaliar, da melhor forma, qualquer tipo de dano que venha acontecer em nosso município. Eu acho interessante essa política de capacitação, pois, com isso, cada um vai ter condições de fazer uma grande parte do trabalho sozinho, tendo a Defesa Civil do Estado como parceira. Com isso, os processos tendem a caminhar mais fácil", ressaltou Julio Cesár.

Maruim

O trabalho da Defesa Civil em Maruim continua. Os técnicos agora trabalham para restabelecer a normalidade, acompanhando os trabalhos de limpeza da cidade, para diminuir os riscos epidemiológicos. "Até quarta-feira devemos concluir todo o relatório de avaliação de danos da cidade", concluiu o tenente-coronel Nailson.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.