[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ser voluntário da Defesa Civil é, antes de tudo, doar-se para beneficiar a quem mais precisa de ajuda em situações de emergência. É com este olhar que a Defesa Civil de Sergipe realiza permanentemente o cadastramento de pessoas que desejam se voluntariar em ações de socorro à população em situações de emergência como estiagens prolongadas ou chuvas que causam enchentes, desabamentos, etc.

Para ser um voluntário (a) da Defesa Civil, basta ter a idade igual ou superior aos 18 anos e espírito solidário, e preencher todos os quesitos do cadastramento independente de profissão, religião, cor ou raça.

“Quando há demanda, a organização é boa porque mobilizamos os indivíduos para causas humanitárias e a melhoria do atendimento da sociedade afetada pelos desastres naturais. Atualmente, nossos voluntários são os servidores públicos”, explica o coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente-Coronel Erivaldo Mendes.
 
Os dados dos voluntários são armazenados pela Defesa Civil, que os convoca conforme a demanda para exercer tarefas como o preenchimento de formulários e a distribuição de cestas de alimentos.

“Temos o cuidado e a preocupação de coletar informações a respeito da disponibilidade de tempo dos voluntários na prestação de serviços, além da situação da problemática apresentada e da qualificação dos inscritos. Tudo para otimizar a prestação de serviços e aproveitar melhor as capacidades de cada um”, explicou o coronel Mendes.

Voluntariado

O trabalho voluntário no Brasil surgiu meados do século XIX, quando as ações voluntárias passaram por etapas definidas para possibilitar a ajuda humanitária e impulsionar o progresso socioeconômico.

Junto com o Estado e prefeituras, a ação ajuda a amenizar os problemas sociais, especialmente em situações de emergência. Sem remuneração, o trabalho voluntário contribui para um mundo mais justo e solidário. “Quem presta serviço voluntário sabe que a recompensa está em ajudar o próximo, em salvar uma vida, em faze alguém feliz”, finaliza o coronel.

Mais informações

Para ser voluntário da Defesa Civil, ligue para (79) 3179-3760 ou vá até a sede da Defesa Civil, ao lado da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), na rua Santa Luzia, 680, bairro São José.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.