[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quase 900 pessoas compareceram no último dia 30, no ‘Sábado Solidário’, promovido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Siqueira Campos, para tirar a segunda via de certidão de nascimento, emissão de carteira de identidade, doar sangue, cortar cabelo, tirar pressão, buscar orientação jurídica, entre outros serviços.

Na sala montada pela Defensoria Pública, os defensores públicos Miguel Cerqueira, Eric Martins, Maria do Carmo Melo e Elvira Lorenza, além de psicólogos e estagiários do curso de direito e serviço social, atenderam cerca de setenta pessoas que buscaram informações sobre retificação de documentos, termo de guarda, investigação de paternidade, pensão alimentícia, juros de cartão de crédito, busca e apreensão de veículo, inventário, divórcio, entre outras ações.

Além desses serviços, a comunidade participou de palestras sobre ‘Nutrição’ realizada pela Unimed; ‘Mercado de Trabalho e Saúde’, ministrada por instrutores do Senac; oficinas de biscuit; dança, e entregues  kits de bebês para onze mães da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

O atendente José Fernandes S. Mota disse que procurou o defensor público para pedir orientação sobre divórcio. “Quero me divorciar, mas não sabia como fazer. Fui muito bem atendido por Dr. Miguel Cerqueira e hoje saio consciente dos meus direitos e dos direitos de minha ex-mulher, pois só assim evitamos desentendimentos graças a Defensoria Pública”, agradeceu.

Segundo o presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Região Sul de Aracaju, Jair Vieira, muitas pessoas aproveitaram o dia para se informar sobre os seus direitos. “Vimos a necessidade de oferecer esse tipo de serviço e resolvemos falar com o defensor público geral, Raimundo Veiga, que nos recebeu muito bem em seu gabinete. Essa parceria foi muito importante e temos a certeza que iremos contar com o apoio da Defensoria Pública em outras ações que beneficiem a população carente e que necessita desses serviços”, destacou.

Para Raimundo Veiga, a iniciativa da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em promover esse tipo de ação através do projeto ‘Mãos que Ajudam’ faz com que todos que necessitam buscar os seus direitos tenham acesso à justiça através da Defensoria Pública. “Através do trabalho dos defensores públicos, muitas pessoas foram orientadas quanto às questões nas áreas criminal, cível e direito do consumidor, definindo ações e colaborando para uma sociedade mais democrática e com menos sofrimento. A idéia de Jair é louvável, pois muitos tiveram não só acesso à orientação jurídica, como também outros serviços”, disse.

A assistente social do Centro de Atendimento Psicossocial da Defensoria Pública (Ciaps), Maria das Graças Ribeiro, disse que a ação foi de extrema importância, uma vez que o objetivo da defensoria é a defesa dos hipossuficientes. “As pessoas que foram orientadas pelos defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais saíram satisfeitas e conscientes dos seus direitos. Que a Defensoria Pública possa participar de outros eventos dessa natureza, uma vez que ela sempre está disponível aonde a população carente necessita dos serviços da instituição”, enfatizou.

Segundo a organizadora do evento, Isa Eleonora, foram mobilizados 180 voluntários, instituições públicas e privadas. “Foram 851 pessoas atendidas, o que corresponde a soma dos atendimentos e procedimentos realizados pela Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Justiça, Unimed, Senac, SSP e Hemose, sem contabilizar as pessoas que compareceram às palestras e outras atividades. Graças aos nossos parceiros, essa ação foi um sucesso. Agradecemos à todos pelo trabalho realizado em prol das pessoas carentes”, comemora.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.