[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com camisas que estampavam a frase “Deixe o respeito vencer o preconceito!” e faixa de apoio à causa, os membros da Defensoria Pública do Estado participaram da caminhada alusiva ao “Dia Internacional da Síndrome de Down”, realizada na tarde do dia 21.

A caminhada – que percorreu algumas ruas do Centro de Aracaju – reuniu pais, crianças e adultos, além de representantes de entidades e instituições como a Defensoria Pública do Estado, Unidade Odontológica para Pacientes Especiais da Universidade Federal de Sergipe, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Anjos da Enfermagem e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE).

Segundo o defensor geral, Raimundo Veiga, a Defensoria Pública vem promovendo diversas ações de combate ao preconceito e garantindo o direito de cidadãos portadores de necessidades especiais.  “Somos a favor da inclusão dos portadores da Síndrome de Down na sociedade e nos somamos à causa, pois o papel da instituição é garantir o direito de todos”, afirmou.

O defensor público Luiz Carlos Santos, pai de Layana Cristina, de 13 anos, disse que a filha já sofreu preconceitos de outros pais que ficam receosos em deixar seus filhos na mesma escola. “Minha filha estuda, brinca, faz natação, mexe em computador e têm outras atividades de uma criança normal. Infelizmente ainda existem pais que têm preconceito em deixar seus filhos na mesma sala onde estuda um Down, mas esse quadro já vem mudando, pois nenhuma escola pode recusar uma matrícula ou impedir que um portador estude com outras crianças consideradas normais. Hoje qualquer preconceito acarreta em crime de discriminação racial”, alertou.

A Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down conta hoje com 200 famílias cadastradas entre pais ou parentes de portadores com Síndrome de Down. “Nosso objetivo é confortar, fortalecer e promover grupos de assistência às mães e familiares. Quanto menos preconceito a criança sofrer, melhor será a convivência e a vida dela na sociedade, por isso é importante que as pessoas respeitem um portador e o enxergue como pessoa normal”, destacou a presidente, Sheila Christine Santos.

Para Sheila, a participação da Defensoria Pública é fundamental nas ações da Associação. “Com essa parceria podemos esclarecer as famílias dos portadores de Síndrome do Down quanto aos seus direitos. O que queremos é parceria e graças ao defensor geral e aos demais defensores a Defensoria hoje é parceira da nossa instituição”, enfatizou.

Participaram do evento, além do defensor geral, Raimundo Veiga, o subdefensor geral, Jesus Jairo Lacerda; a presidente da Adpese, Gláucia Amélia e os defensores públicos José Leó Neto, Sérgio Barreto e Rosana Martins.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.