Déda recebe o primeiro óleo extraído da plataforma de Piranema
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, recebeu na manhã desta quinta-feira, 11, o primeiro óleo extraído do campo de Piranema. A entrega foi feita pelo superintendente da Petrobras em Sergipe e Alagoas, Eugênio Dezen, no gabinete do Palácio dos Despachos. O governador classificou o ato como um momento histórico para o Estado de Sergipe e para o Brasil e que marca o início da produção da primeira plataforma redonda de petróleo do mundo, pioneira também na exploração de petróleo em águas profundas do Nordeste.
"Esse é um dia único, histórico e de extrema felicidade para Sergipe. Graças ao talento dos técnicos e funcionários da Petrobras, ao apoio do presidente Lula e ao esforço e luta histórica do povo sergipano, nosso território produz hoje o melhor óleo do Brasil e um dos melhores no mercado mundial. Além de ser motivo de orgulho, transformaremos o nosso petróleo em empregos, royalties, soberania e desenvolvimento para o Estado e para o país", declarou Marcelo Déda.
O primeiro volume de óleo foi extraído às 19h30min desta quarta-feira, 10. De acordo com o gerente de produção do mar de Piranema, Renilton Brandão, a previsão é que na tarde desta quinta-feira, 11, a plataforma já aumente em 25% a produção total de óleo em Sergipe.
"Essa produção nos orgulha profundamente porque é um projeto pioneiro onde, pela primeira vez no mundo, se coloca em produção em águas com mais de mil metros um equipamento diferenciado e com a reserva de petróleo de alta qualidade", avaliou o superintendente da Petrobras no Estado, Eugênio Dezen.
Plataforma
Inaugurada oficialmente no início de setembro com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a plataforma de Piranema elevará a posição do Estado de Sergipe de sexto para quarto maior produtor de petróleo no país. Localizada no litoral sergipano, em Estância, a uma distância de 37 quilômetros de Aracaju, a unidade opera a uma profundidade de 1 mil a 1,5 mil metros.
Inicialmente, está prevista a produção de 10 mil barris por dia de petróleo, podendo chegar a 30 mil em 2008. A plataforma é fruto de um convênio de cooperação tecnológica entre a Petrobras e a empresa norueguesa Sevan Marine.
Participaram do encontro o gerente de Comunicação da Petrobras, Luiz Roberto Dantas, e o deputado federal Jackson Barreto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda recebe o primeiro óleo extraído da plataforma de Piranema – Foto: Janaína Santos/ASN