Déda recebe Medalha do Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil
Durante as comemorações alusivas ao ‘Dia do Marinheiro’ (13 de dezembro), promovidas pela Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de Sergipe, o governador Marcelo Déda foi um dos agraciados com a Medalha do Mérito Tamandaré, uma das mais altas condecorações da força naval, que é destinada a civis e militares com ação destacada em prol da corporação.
A solenidade ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, 12, no Farol de Sergipe, situado na Coroa do Meio, contando com a participação de diversas autoridades civis e militares.
Tradicionalmente realizada no dia 13, a solenidade foi antecipada para que pudesse ser presidida pelo comandante do 2º Distrito Naval (que abrange Bahia e Sergipe), vice-almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral.
Iniciativa
Acolhendo proposta do Conselho da Ordem do Mérito Naval, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, propôs a condecoração do governador Marcelo Déda com a Medalha do Mérito Tamandaré. O governador já havia sido condecorado com a Medalha do Mérito Naval em 2007 e recebeu o comunicado desta nova condecoração no último mês de novembro.
Honra e Alegria
Marcelo Déda expressou sua alegria em receber mais uma homenagem da Marinha durante as comemorações do ‘Dia do Marinheiro’. “Me sinto extremamente honrado e emocionado com esta homenagem da Marinha do Brasil. Admiro o trabalho da Marinha desde os meus tempos de deputado federal, e tenho feito da minha atuação política também um instrumento a favor do fortalecimento das forças armadas no seu papel democrático de defender a soberania nacional brasileira e colaborar com a preservação da democracia”, salientou o governador.
Segundo ele, as forças armadas democráticas são uma marca no novo Brasil. “Fico agradecido ao comandante da Marinha, ao ministro da Defesa, Celso Amorim, à presidente da República Dilma Rousseff , e ao comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Carlos Autran que, num gesto de simpatia, veio a Aracaju entregar a comenda. Este é um dia de muita alegria e honra por carregar no peito uma das principais comendas da Marinha do meu país”, declarou Déda.
Já o vice-almirante Carlos Autran registrou o seu interesse em solidificar cada vez mais as relações da Marinha com instituições parceiras como o Governo de Sergipe, através do governador Marcelo Déda. “Este é um gesto de reconhecimento pela relação respeitosa e colaborativa que a Marinha do Brasil sempre manteve com o governo e, especialmente com o governador Marcelo Déda que, desde os tempos em que era parlamentar, demonstrou compromisso na discussão de temas de interesse nacional que envolviam a Marinha”, registrou o comandante.
Também receberam a condecoração, o deputado federal Mendonça Prado, que é o presidente da Comissão de Segurança Pública na Câmara dos Deputados, e o capitão dos Portos de Sergipe, capitão-de-fragata Eron Gantois Marçal.
Participação
O ato solene contou com a participação de autoridades como o vice-governador Jackson Barreto, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Alves Neto, a presidente do Tribunal de Contas, conselheira Isabel Nabuco, o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Emanuel Nascimento, o comandante da Polícia Militar, coronel Aelson Rezende, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Nailson Santos, o chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, tenente-coronel Carlos Augusto Bispo, além de parlamentares estaduais, municipais, secretários de Estado, dentre outras personalidades.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda recebe Medalha do Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil –