Déda prestigia solenidade militar em homenagem a Tiradentes
Na noite desta terça-feira, 20, o governador Marcelo Déda prestigiou grande solenidade promovida pela Polícia Militar de Sergipe em memória de Tiradentes, patrono nacional da corporação. Realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, o evento foi marcado por diversas homenagens ao heroi nacional e pela concessão de altas comendas a personalidades destacadas e reconhecidas pela polícia militar sergipana.
Na ocasião, Marcelo Déda ressaltou a figura de Tiradentes como símbolo maior do ideal patriótico. “No panteão particular que erigi aos herois da minha pátria, tem lugar de honra o velho alferes Joaquim José da Silva Xavier. Por isso acredito que as polícias militares do Brasil foram prestigiadas quando se resolveu formalizar, como patrono da corporação, aquele que considero o mais belo dos herois da história nacional; o heroi dos herois. Primeiro porque ele foi pioneiro ao sonhar uma pátria livre. Segundo, porque foi um homem do povo, filho de um Brasil ainda nascente. Com seu exemplo, Tiradentes honra as polícias militares do Brasil. Mas muito mais do que isso, é ele quem instigará para sempre em nosso povo o ideal da liberdade. Que a Nação jamais esqueça do sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, patrono das Polícias militares do Brasil, heroi da Nação brasileira”.
Homenagens
Durante o evento, o governador recebeu uma homenagem da equipe do Núcleo de Atenção Psicossocial da Polícia Militar (NAPS), unidade que desde 2007 intensificou siginificativamente o número de atendimentos realizados a policiais de todo o estado. A honraria também se estendeu à primeira-dama Eliane Aquino. A realização ainda foi assinalada pela entrega de duas honrarias, cada qual dedicada a diversas personalidades: a medalha do mérito Policial Militar e a medalha do mérito Alferes Tiradentes, a mais alta comenda concedida pela Polícia Militar de Sergipe. Após entregar as homenagens, o governador Marcelo Déda saudou os contemplados.
“É motivo de grande alegria para o Governo de Sergipe poder receber figuras de tanto destaque na vida do Estado e da Nação brasileira. O Comando da PM e aqueles que integram o conselho desta ordem estão de parabéns, uma vez que, sem dúvida alguma, as escolhas dos homenageados foram excelentes”.
Após ressaltar a importância de cada um dos civis e membros da administração pública homenageados, o governador direcionou seus cumprimentos aos militares. “Aos bravos soldados e oficiais, sejam daqui do nosso estado ou de outros, estejam aqui ou em suas casas, meu abraço fraterno e meus parabéns sinceros. A honraria dedicada aos homenageados revela que seus trabalhos são acompanhados pelos seus comandantes e prestigiados, o que serve como prova da grandeza de todos que compõem a corporação. E aos membros de outras forças, meus cumprimentos e meus votos de um trabalho cada vez melhor. Desejo que, assim como hoje, vocês sejam sempre reconhecidos pelas virtudes com que se dedicam à pátria que escolheram”.
Presenças
Foram homenageados durante a solenidade o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; Roberto Porto, presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe; o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy; o superintendente da Polícia Civil de Sergipe, João Batista; o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto; o diretor presidente do Banese, Saumíneo Nascimento; o general de divisão João Francisco Ferreira, comandante da 6ª região militar; Márcio Leite Rezende, procurador geral do Estado; Reinaldo Moura, presidente do Tribunal de Contas do Estado; Cesário Siqueira Neto, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe; Clara Leite Rezende, desembargadora; o coronel Milton Régis Mascarenhas, comandante geral da Polícia Militar da Bahia; o coronel Dalvo Sena Sampaio, comandante geral da Polícia Militar de Alagoas.
Também acompanharam o evento o coronel José Carlos Pedroso, comandante geral da Polícia Militar de Sergipe; o assessor especial da Casa Civil, Marcos Leal, que representou o secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior; o secretário de Estado da Fazenda, João Andrade; o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy; o superintendente da Polícia Civil, João Batista; o capitão-de-fragata Belivaldo Figueiredo, comandante da capitania dos Portos de Sergipe; o coronel Nailson Rezende, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda prestigia solenidade militar em homenagem a Tiradentes – Fotos: Márcio Dantas/ASN