[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda prestigiou, na noite desta quinta-feira, 15, a posse da pesquisadora e escritora Ana Medina na Academia Sergipana de Letras (ASL). A nova ‘imortal’ ocupará a cadeira de número 16, que foi ocupada pela acadêmica Ofenísia Freire, até o seu falecimento e cujo patrono é o intelectual Pedro Calazans. A seção especial da ASL ocorreu no auditório da Sociedade Semear, contando com diversas personalidades do cenário intelectual e cultural sergipano.

"É uma alegria presenciar a posse da professora Ana Medina na Academia Sergipana de Letras, pois sou testemunha do seu talento e do cuidado com que ela preserva e divulga a memória sergipana. É uma merecida homenagem e a academia se enriquece cada vez mais com a sua presença", afirmou o governador.

Segundo ele, a nova acadêmica também se notabiliza pela qualidade de museóloga, pela competência literária e pela dedicação ao serviço público. "Também sou testemunha da sua dedicação, pois ela atuou como chefe do Cerimonial da Prefeitura de Aracaju no período em que eu lá estive. Portanto é um momento muito feliz para o mundo intelectual sergipano, quando a academia reconhece o trabalho desta valorosa mulher, oriunda da cidade de Boquim, que tanto batalhou pela cultura sergipana", completou o governador. 
Tradição

Ana Medina é a 12ª mulher a tomar posse na história da Academia Sergipana de Letras, desde a sua fundação, em 1929, prosseguindo na tradição inaugurada pela célebre intelectual e professora Núbia Marques.

No histórico literário da nova acadêmica estão obras como ‘Ponte do Imperador’, publicada em 1999, ‘Memória da Ordem do Mérito Serigy’, de 2006, e ‘Cartas de Hermes Fontes: angústia e ternura’, também em 2006, onde faz uma homenagem retratando, através do relato de correspondências, o lado sofrido e amargurado do notável intelectual sergipano, seu conterrâneo, Hermes Fontes.

Presenças 

Participaram da solenidade o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), desembargador Cláudio Dinart Déda Chagas, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Artêmio Barreto, o deputado federal Jackson Barreto, o deputado estadual Zeca da Silva, representando a Assembléia Legislativa, o vereador Francisco Santos, representando a Câmara Municipal de Aracaju, os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e de Boquim, Pedro Barbosa, diversos intelectuais da ASL, dentre os quais, o ex-governador João de Seixas Dórea, o secretário de Estado da Casa Civil, José de Oliveira Júnior, além de intelectuais, pesquisadores, professores e convidados da nova ‘imortal’.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.