[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, compareceu à solenidade de posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça, a juíza Maria Aparecida Gama. Ela substitui a desembargadora Madeleine Gouveia, que se aposentou no dia 3 de dezembro do ano passado. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório do Palácio da Justiça Tobias Barreto.

O governador lembrou o pioneirismo do Tribunal de Justiça de Sergipe em incorporar as mulheres em seu quadro. Déda também elogiou a desembargadora empossada. "Atualmente, ela traduz como poucas a capacidade, a inteligência, a coerência e a competência das mulheres que escolheram a carreira jurídica", enfatizou. Segundo o governador, a chegada ao cargo de desembargadora representa o coroamento da carreira jurídica exemplar desempenhada pela juíza Maria Aparecida.

"Com uma longa trajetória, sempre foi uma juíza dedicada à magistratura, uma mulher respeitada na esfera jurídica e na sociedade sergipana. É mais uma representante do sexo feminino que vai se incorporar a uma das mais importantes instituições do Estado. Aparecida Gama vai, sem dúvida alguma, honrar essa representação da mulher sergipana", destacou o governador.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Artêmio Barreto, abriu a solenidade de posse, ao lado dos representantes dos poderes Executivo, governador Marcelo Déda, e Legislativo, o presidente da Assembléia, deputado Ulices Andrade.

Em seu discurso, a magistrada empossada afirmou que todo seu conhecimento será completado com os novos colegas. "O meu senso de justiça, equilíbrio e ponderação serão aperfeiçoados pelo debate, sensatez e experiência dos eminentes desembargadores que honram e dignificam este colegiado. Deles, serei discípula atenta do saber e do conhecimento jurídico".

Eleição

Maria Aparecida foi escolhida pelo presidente do Tribunal de Justiça como nova desembargadora no dia 19 de dezembro de 2007. A partir do nome de nove juízes, os desembargadores chegaram a uma lista tríplice. A lista foi composta pelos juízes Netonio Machado, Gilson Felix, ambos receberam sete votos, e Maria aparecida, que obteve oito votos.

Currículo

Atualmente, Maria Aparecida Gama é juíza de Direito da 13ª Vara Cível da Comarca de Aracaju e juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe.  Ela iniciou a carreira exercendo a função de advogada da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), entre 1969 e 1978. Em 1978, iniciou a carreira de magistrada passando pelas comarcas de Porto da Folha, Aquidabã, Japaratuba, São Cristóvão e Aracaju, onde atua desde 1988.

A desembargadora também já foi juíza eleitoral das 3ª, 11ª e 21ª zonas. Ela foi membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral. Em 1990, juíza substituta da 27ª Zona Eleitoral no biênio 1992-1993 e juíza titular da 27ª Zona Eleitoral entre 2002 e 2004.

Presenças

Além de juízes, advogados, defensores públicos, participaram da solenidade a primeira-dama de Sergipe, Eliane Aquino, o vice-governador Belivaldo Chagas, os secretários de Estado da Fazenda, Nilson Lima, do Turismo, João Augusto Gama, da Saúde, Rogério Carvalho, da Coordenação Política, Jorge Araújo, do Meio Ambiente, Márcio Macedo, e o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves.

Também estiveram presentes à posse o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, o presidente em exercício da OAB secção Sergipe, Valmir Macedo, e os ex-governadores de Sergipe, Paulo Barreto de Menezes, Pedro Freire de Carvalho e Seixas Dórea.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.