[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“O amor, ou é compartilhado, ou não é amor”. Assim o governador Marcelo Déda sintetizou a iniciativa do empresário Luciano Barreto e de sua esposa, Maria Celi, que diante da perda do filho, construíram uma instituição de ensino voltada à capacitação de jovens de baixa renda e a batizaram com seu nome. Na noite desta terça-feira, 18, o governador participou da formatura de mais um grupo de mil alunos formados pelo projeto “Conectando com a Vida”, do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). Após um ano de cursos, palestras, exposições e atividades culturais, boa parte dos formandos acompanhou a solenidade ocorrida no Espaço Emes.

Ao discursar diante dos alunos, Déda ressaltou que só o amor oferece a possibilidade de eternizar as pessoas e lembrou que a criação do Instituto foi uma forma de eternizar a lembrança de Luciano Junior. “O dia de hoje é o dia que celebra a eternidade da presença de Luciano Barreto Júnior. Muitos de vocês não o conheceram; talvez todos vocês sejam pessoas desconhecidas para aquele rapaz que viveu entre nós até pouco tempo atrás, mas o cotidiano de vocês foi mudado por Luciano Barreto Júnior. De repente, esse homem que vocês não conheceram, se transformou numa possibilidade de serviço e de amor, a partir da forma que os pais encontraram para torná-lo eterno: fazer da dor, amor”, destacou Déda.

Ao longo de 2010, os jovens com idade entre 15 e 25 anos aprimoraram seus conhecimentos em disciplinas como matemática, português e informática básica – também integram o projeto aulas de teatro, cerâmica, canto e coral. “A importância do Instituto para esses jovens é de oferecer uma oportunidade a mais de qualificação, de preparação e formação para a vida. Mas, além disso, além do benefício direto que se dá a esses jovens e suas famílias, o Instituto também é um estímulo à responsabilidade social dos empresários sergipanos. É uma demonstração de que o setor privado pode contribuir e contribui muito na luta pela inclusão social, na luta contra a miséria, na luta pelo desenvolvimento social e econômico do Estado de Sergipe”, observou Marcelo Déda.

Na ocasião o governador ainda foi referenciado nas palavras do presidente da Construtora Celi e curador tecnológico do Instituto, o empresário Luciano Barreto. “Dentre vários momentos maravilhosos vividos nos últimos anos, três eu vejo que devem ser acrescentados à memória de Luciano Júnior. E há algo em comum entre eles: os três contaram com a presença do governador Marcelo Déda”, revelou Luciano, citando as inaugurações do ILBJ; da praça Luciano Barreto Júnior, situada na avenida Jorge Amado, em Aracaju; e de um edifício que também leva o nome de seu filho.

“Portanto, é com muita satisfação que vejo que nesses três momentos muito importantes para o Instituto, dentre tantas pessoas importantes que estiveram presentes, posso destacar a presença do governador Marcelo Déda, que em todos eles, através de palavras emocionantes e memoráveis, muito tem estimulado o nosso trabalho”, complementou Luciano Barreto.

Já sua esposa e presidente do ILBJ, Maria Celi, enfatizou que a formatura representa simbolicamente o aniversário de Luciano Júnior – a data exata é o dia 23 de janeiro. “Para mim a festa de vocês é a festa de aniversário dele. É como se disséssemos a ele que ele continua aqui, lembrado por todos nós”, pontuou Maria Celi, antes de aconselhar os alunos a se comprometerem com a profissão que escolherem e não se envolverem com as drogas. “Todo trabalho é digno; façam o que fizerem, façam com amor”, pontuou.

Recém-aprovada no curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a aluna Íngrid Lima Guimarães, 18, foi a escolhida para falar em nome dos formandos. “No início éramos apenas pessoas comuns que buscávamos no Instituto um diferencial para o mercado de trabalho, e hoje vemos que nos tornamos pessoas melhores, tanto no caráter quanto culturalmente; aprendemos lições para a vida”, exaltou Íngrid.

Atheneu

Como acontece todos os anos, mais uma instituição pública de ensino foi homenageada na festa de formatura do ILBJ. Desta vez a honraria ficou com o Colégio Estadual Atheneu Sergipense. “Agradeço pela homenagem que vocês prestaram a esta grande instituição que completou 140 anos. Tenho o orgulho de dizer que, do mesmo modo que Luciano Barreto, eu sou ex-aluno do Atheneu. Entrei lá em 73, chegado de Simão Dias; saí de lá em 1979, porque passei no vestibular da Universidade Federal de Sergipe. Passei em segundo lugar para Direito, graças ao trabalho dos professores e ao significado do Atheneu em minha vida”, declarou Déda.

Presenças

Também prestigiaram a formatura de mais uma turma do ILBJ o procurador-geral de Justiça, Orlando Rochadel; o superintendente da Caixa, Luciano Pimentel; os deputados federais Valadares Filho e Jorge Alberto; o deputado estadual e federal eleito, Rogério Carvalho; o deputado estadual Paulinho da Varzinhas; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Alberto Sobral; o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento; os secretários de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, e do Planejamento e Gestão, Oliveira Júnior; além das demais autoridades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.