Déda presta sua última homenagem ao jornalista Cleomar Brandi
A solenidade foi motivada pela assinatura de um Termo de Compromisso entre o Governo e o Ministério do Trabalho, mas o governador Marcelo Déda surpreendeu a todos ao pedir um minuto de silêncio seguido de uma salva de palmas em homenagem ao jornalista Cleomar Brandi. “Homens como Cleomar deixam o teatro da vida sob os aplausos do público que o viu fazer valer sua presença entre nós”, exaltou o governador.
Do ato realizado no auditório do Palácio dos Despachos, na tarde desta segunda-feira, 18, Déda seguiu até o cemitério Colina da Saudade, onde ocorreu o sepultamento de Cleomar. O jornalista faleceu às 16h deste domingo, 17, aos 65 anos, após conviver por diversos anos com problemas ocasionados pelo câncer e o diabetes.
“Cleomar foi um brasileiro que mesmo enfrentando as limitações de um corpo frágil, combatendo de forma corajosa a doença, nunca abriu mão da felicidade. Não para si como um objeto de egoísmo, mas a felicidade como um dom, que só vale a pena se compartilhado como um todo. Nos textos que escrevia, nos temas que lavrava, nas crônicas que produzia, Cleomar colocava muito mais que letras, colocava a integridade de sua alma e o compromisso da sua condição humana”, enalteceu o governador.
No funeral, Déda pôde encontrar familiares do jornalista e amigos em comum. Nos diálogos, lembranças de um homem que fez de sua vida uma lição para todos os que o conheceram. “Foi um homem que conheci há mais de duas décadas, já numa cadeira de rodas, e nunca ouvi uma palavra amarga, uma reclamação da vida. Quando ele precisava falar algo sobre ele, fazia humor consigo próprio, fazia piada da sua condição; um homem que como todos nós deve ter tido seus momentos de tristeza, mas que nunca deixou que a tristeza dele contaminasse um amigo. Só se via Cleomar com um sorriso nos lábios, nas redações trabalhando, orientando, ensinando, organizando, nas ruas convivendo com tudo que há de belo em fazer amigos”, acrescentou o governador.
Ainda conforme Déda, o exemplo da vida de Cleomar Brandi representa a mais bela reportagem que ele poderia ter escrito. “Se você for procurar tudo que ele produziu em letra de forma, com toda a qualidade do texto, com todo o significado, da essência do que ele produziu, nem o esforço dele como profissional conseguiu superar a melhor reportagem que ele escreveu sem tinta, sem computador, sem papel, que foi a vida de Cleomar Brandi. É por isso que as pessoas celebraram com dor, mas ao mesmo tempo agradecem a Deus pela oportunidade de serem contemporâneos de Cleomar”, afirmou Déda.
Exemplo de profissional
Cleomar Ribeiro Brandi nasceu no dia 18 de janeiro de 1946, na cidade de Ipiaú, Bahia, filho de Waldemar Brandi e Cleonice Ribeiro Brandi. A atuação no jornalismo começou no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), quando foi aprovado em um concurso público, em primeiro lugar. Cleomar mudou-se para Aracaju para compor a equipe que colocaria no ar a única emissora de televisão pública do Estado, a TV Aperipê, onde ainda atuava.
Brandi também trabalhou na TV Sergipe, na TV Jornal, na Delmar FM, no Jornal de Sergipe, na TV Caju e, também atualmente, no Jornal da Cidade. Ele foi correspondente da revista Veja durante dois anos e atuou na diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
Em 2009 ele lançou ‘Os segredos da Loba’, uma coletânea de textos escritos durante os 32 anos de jornalismo.
“Ele teve um papel extraordinário no jornalismo sergipano. Primeiro pelo próprio exemplo de profissional que ele era. Um homem que conhecia tudo da técnica jornalística, mas um homem que não se desumanizou; um homem que sempre acreditou no jornalismo como um instrumento a favor da sociedade, sempre buscou respeitar o público, sempre compreendeu que o principal objetivo da boa imprensa é respeitar a notícia, é respeitar o fato e informar bem o leitor, o telespectador, o ouvinte. E formou uma geração. É impressionante como as novas gerações têm a figura de Cleomar como uma referência”, ressaltou o governador Marcelo Déda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda presta sua última homenagem ao jornalista Cleomar Brandi – Fotos: Marcos Rodrigues/ASN