Déda participa de missa em homenagem aos 30 anos de episcopado de Dom Lessa
Uma celebração que marcou com homenagens às três décadas de episcopado do arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa. Assim foi a missa realizada na manhã desta sexta-feira, 24, realizada na Catedral Metropolitana de Aracaju, contando com a participação de diversas autoridades, dentre as quais, o governador Marcelo Déda.
“Esta é uma oportunidade para que toda a comunidade sergipana, e não apenas os católicos, homenageie um extraordinário líder religioso cujo trabalho pastoral, somado à sua dedicação ao social, muito contribuíram para Aracaju e para todo o estado de Sergipe”, avaliou o governador Marcelo Déda.
Dom Lessa foi ordenado bispo em 24 de agosto de 1982, por Dom Eugênio Sales, no Rio de Janeiro.
O governador também lembrou que parte destes 30 anos de episcopado foi dedicado ao povo sergipano. “Logo quando chegou ao estado, Dom Lessa atuou na Diocese de Propriá e, em seguida, na Diocese de Aracaju. O trabalho pastoral de Dom Lessa sempre conciliou o seu compromisso evangelizador, de catequese, com a sua imensa responsabilidade social ao lado dos mais fracos, dos trabalhadores, dos sofridos da sociedade ele tem sido um importante elemento na luta pela supressão das desigualdades, pela justiça e por um Sergipe melhor”, afirmou o governador.
Compromisso
A amplitude do trabalho realizado e a capacidade criativa do arcebispo também foram evidenciadas como características marcantes pelo vice-governador Jackson Barreto, também presente ao evento. “A capacidade multiplicadora de Dom Lessa na ampliação do espaço da Igreja Católica, na evangelização, e construção de novos tempos para a atuação da igreja, evidenciando a sua importância como instrumento de formação da sociedade brasileira e da sociedade sergipana, é histórica e notável”, justificou o vice-governador.
“Estou muito feliz em estar aqui para abraçá-lo e mais feliz ainda porque na próxima semana esperamos promover uma solenidade onde o governador Marcelo Déda fará simbolicamente a entrega dos primeiros recursos para início das obras de reforma da nossa catedral, o que será possível com a participação de diversos parceiros”, acrescentou Jackson Barreto, que foi nomeado pelo governador Marcelo Déda como o presidente da comissão que trata dessa questão.
Também participaram da celebração o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, representantes de poderes constituídos, parlamentares, o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça, o empresário e ex-governador Albano Franco, dentre outras autoridades, representantes de dioceses do interior sergipano e dioceses de outros estados, familiares e amigos do arcebispo sergipano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda participa de missa em homenagem aos 30 anos de episcopado de Dom Lessa –