Déda participa de inauguração de agências do INSS no Alto Sertão
Neste sábado, 12, o governador Marcelo Déda participou da entrega de duas das mais antigas reivindicações da população do Alto Sertão sergipano: as agências da Previdência Social dos municípios de Canindé de São Francisco e de Poço Redondo. Realizadas pelo Ministério da Previdência Social, as implantações integram o Plano de Expansão do INSS, ação que abrange 13 cidades do estado com mais 20 mil habitantes. Com as duas unidades entregues neste sábado, já se contabilizam quatro agências novas em Sergipe. As duas outras foram implantadas em Itabaianinha e Poço Verde.
A agência de Canindé foi resultado de investimentos federais da ordem de R$ 777.000,00. Já a unidade poço-redondense foi concretizada a partir da aplicação, também federal, de R$ 862.000,00. Ambas são dotadas de oito pontos de atendimento e duas salas de perícia capazes de realizar cerca de 320 perícias médicas por mês. Estima-se que as unidades tenham capacidade para atender, mensalmente, cerca de 1.000 pessoas.
Canindé
Durante a solenidade em Canindé, o governador Marcelo Déda ressaltou a relevância da nova agência para a garantia dos direitos dos cidadãos locais. “É claro que a primeira impressão que temos ao contemplar esse prédio é o cuidado com que ele foi construído e o conforto que ele irá gerar para funcionários e segurados. Mas o ato de hoje é muito maior do que a simples inauguração de um prédio. Isso porque as obras de um governo têm o seu valor aferido pelos serviços que prestam às pessoas, pela capacidade de assegurar os direitos dos cidadãos. E é isso que vemos materializado aqui. A inauguração dessa agência marca um dia de alegria e festa em Canindé de São Francisco”, disse.
O governador também frisou a inauguração como reflexo de uma série de medidas enérgicas conduzidas pelo Governo Federal na área previdenciária. “Celebramos essa inauguração hoje porque o presidente da República realizou concursos, melhorou os planos de carreira e criou melhores condições de trabalho para os previdenciários e determinou que se encontrassem meios de se acabar com as filas. Isso só é possível quando se tem compromisso com o brasileiro pobre e mais sofrido. Por isso quero agradecer ao nosso presidente e, também, parabenizar todos que colaboraram com essa conquista. Que essa agência seja a marca de um novo tempo. Um tempo em que o povo é tratado com o respeito que sempre mereceu”.
O superintendente da Regional Nordeste da Previdência, André Paulo Félix Fidélis, destacou os avanços que marcaram a instituição nos últimos anos. “Antigamente, o INSS era sinônimo de fila. Não havia capacitações, não havia concurso público, não havia aumento salarial, os equipamentos eram obsoletos, a instituição estava sucateada e a tendência era sua privatização. A partir de 2006, entretanto, houve um salto histórico de qualidade. Quando ativamos o Call Center 135, organizamos significativamente nossa capacidade de atendimento. Mesmo assim, precisávamos ser resolutivos, solucionar os processos. E depois de muitas reuniões, de muito trabalho e da aprovação da lei 128, que aposentou o papelório que o trabalhador precisava apresentar, conseguimos chegar onde estamos. Esperamos que a população usufrua muito bem de todos os benefícios que esta unidade pode oferecer”.
O prefeito de Canindé, Orlando Andrade, também frisou a relevância da implantação da agência para o município. “A unidade da Previdência está num local excelente e estratégico, pois quem passa pela cidade a percebe imediatamente. Isso é fruto de uma parceria que luta para realizar mudanças não só no nosso município, mas em todo o sertão, em todo o estado e em todo o país”.
Poço Redondo
Já na inauguração em Poço Redondo, Déda ressaltou a qualidade da unidade e a importância de se conceder benefícios iguais a toda a população. “Acabou-se aquele tempo em que uma obra feita para o povo do interior tinha que ser uma obra pequena, feita às pressas. Aqui vocês têm um prédio bonito, com ar-condicionado, com equipamentos de última geração, com agência interligada via satélite, para atender de forma qualificada e eficiente todas as pessoas. Isso é respeito com o povo. E essa é a marca do Governo Federal”.
O gerente regional da Previdência em Sergipe, Augusto Fábio Oliveira dos Santos, foi outro que destacou a manutenção do padrão de qualidade da agência em todos os pontos do país. “Essa agência que todos estão vendo é a mesma que tem na avenida Consolação, em São Paulo, na Pampulha, em Belo Horizonte, na avenida Nossa Senhora Conceição, no Rio de Janeiro. Isso revela o respeito e a atenção com que o Governo Federal trata o povo sergipano e, também, o reconhecimento do trabalho que o governador Marcelo Déda tem feito”, declarou.
Já o prefeito de Poço Redondo, Enoque Salvador de Melo, expressou gratidão pela entrega da unidade.
“Esperamos a vida toda pela estrada de Vaca Serrada. Esperamos a vida toda por uma saúde com mais qualidade. Esperamos a vida toda por melhorias na praça São José. Esperamos a vida toda por uma agência da Previdência Social aqui na sede. Por que só agora que as obtivemos? Porque só agora somos governados por gente de compromisso e que sabe dar mais a quem precisa mais. Agradeço ao Governo Federal, à Previdência Social e ao Governo do Estado por trazer esse grande benefício para o nosso município”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda participa de inauguração de agências do INSS no Alto Sertão –