Déda participa de audiência com o ministro do Planejamento
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, se reuniu em audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na tarde desta terça-feira, 10. O governador foi pedir ao ministro que dê prioridade à tramitação dos pleitos de Sergipe, especialmente o empréstimo de 20 milhões de dólares junto ao Banco Mundial para o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR). Segundo Déda, o ministro se mostrou receptivo ao pleito.
"O ministro Paulo Bernardo se mostrou cooperativo ao nosso pleito. São recursos da ordem de 20 milhões de dólares para ações no meio rural sergipano, principalmente para a agricultura familiar e para comunidades rurais do interior do Estado", explicou Marcelo Déda.
O Programa de Combate à Pobreza Rural é uma ação do Governo de Sergipe, através da Empresa Sergipana de Desenvolvimento Sustentável (Pronese) e com o apoio do Banco Mundial, para a redução da pobreza rural no Estado. Através de financiamentos não reembolsáveis, o projeto busca incentivar as comunidades rurais localizadas nas áreas mais pobres de Sergipe a realizar investimentos e empreendimentos de interesse comunitário que promovam o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de suas populações.
"Através do associativismo e do cooperativismo, o programa busca criar atividades produtivas que melhorem a renda dos agricultores sergipanos, garantindo emprego, desenvolvimento e melhorando a qualidade de vida das pessoas", disse o governador.
Ainda nesta terça-feira, o governador vai se encontrar com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para pedir que a Secretaria do Tesouro Nacional autorize o convênio entre o Governo de Sergipe e o Banco Mundial para o PCPR. Com esta autorização, a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (SEAIN) poderá dar encaminhamento às negociações para assinar os contratos para a execução do PCPR no Estado.
Outro pedido que o governador fará ao secretário do Tesouro Nacional é que ele analise o contrato entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal para o financiamento de obras de saneamento básico e esgotamento sanitário no Rio Poxim.
Aracaju
O governador Marcelo Déda participou da audiência com o ministro Paulo Bernardo junto com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Edvaldo apresentou projetos estruturantes para a capital e que estão em tramitação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do programa Pró-Cidades.
O prefeito expôs o avanço nas negociações com a instituição financeira e pediu ajuda ao ministro do Planejamento para viabilizar os acordos. A previsão é que no segundo semestre o projeto seja enviado para apreciação do Ministério do Planejamento.
O secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, e o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes, também participaram da audiência.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda participa de audiência com o ministro do Planejamento – Foto: Sérgio Amaral