Déda participa da missa de encerramento do Congresso Eucarístico
Um evento de proporções gigantescas que reuniu milhares de pessoas de todo o Estado de Sergipe, e de estados vizinhos, para comemorar o centenário de criação da Diocese de Aracaju, e dos 50 anos de elevação à Arquidiocese. Assim foi a celebração de encerramento do Congresso Eucarístico Arquidiocesano realizada na tarde deste domingo, 12, no estádio Lourival Baptista. O evento também contou com a presença do governador Marcelo Déda, e do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, dentre outras autoridades civis e eclesiásticas.
“Este é um momento de extrema alegria em participar, como católico, desta data histórica em que a comunidade católica e os fiéis da minha igreja celebram este congresso eucarístico, transformando-o num ato de fortalecimento de sua fé e de celebração da história da igreja em nossa capital e em nosso estado”, declarou o governador Marcelo Déda, ao iniciar seu pronunciamento.
Programação
O congresso eucarístico se realizou de 29 de novembro a 12 de dezembro, sendo que do início até o dia 8 de dezembro, o congresso transcorreu na Catedral Metropolitana com a novena e festa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da capital. Já de 9 a 11 de dezembro, foram realizados os chamados tríduos nas paróquias e eventos culturais no Seminário Maior.
O ato de encerramento no estádio Lourival Baptista contou com uma Missa Solene presidida pelo cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, e ex-prefeito da Congregação do Clero, no Vaticano.
“Como governador do Estado de Sergipe, trago aqui o abraço de todos os sergipanos e os respeitos do governo que lidero e integro. Hoje, os católicos de Sergipe estão em festa, mas hoje também, nós, que integramos um estado laico temos o dever de reconhecer e de comemorar esta data magna da história dos católicos mas também da história do povo de Sergipe”, sentenciou o governador.
Importância histórica
Segundo ele, ao longo de um século, a Diocese de Aracaju, que também comemora os 50 anos de Arquidiocese, ofereceu uma grande colaboração a Sergipe e aos sergipanos. “A primeira das colaborações foi a sua disseminação do evangelho e dos valores da ética cristã. Pela voz dos seus pastores e pelo exemplo de seus fiéis, Sergipe foi ungido com os valores cristãos do amor, da paz e da fraternidade”, destacou Déda.
O governador também fez referência à contribuição oferecida para a consolidação da democracia, ao receber os movimentos sociais e apoiar movimentos contra a ditadura, além da inestimável contribuição para a educação dos sergipanos através de diversas instituições de ensino. “A igreja é parte da luta que hoje permite aos brasileiros votar para todos os cargos e celebrar a construção democrática”, lembrou Déda.
“Também é meu dever agradecer à comunidade católica do meu estado, em nome do Governo e da sociedade, pela imensa contribuição à educação do nosso povo. Desde as origens da colônia, a igreja é pioneira na educação”, contextualizou o governador, ao lembrar desde o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, passando pelo Salesiano, Arquidiocesano, Patrocínio de São José, dentre outras instituições que, segundo o governador, expandiram a vocação educadora da igreja.
Ainda de acordo com o governador, se deve agradecer à Arquidiocese o engajamento na luta pela fundação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Sem a participação efetiva da igreja, sem o seu desprendimento, onde foi capaz de entregar a sua própria Faculdade de Filosofia, e de colaborar com os cursos que já oferecia, para que, agregados a outros existentes no estado, se pudesse constituir a universidade federal, orgulho maior do ensino superior em nosso estado. Sem essa contribuição, não conseguiríamos realizar a expansão e interiorização do ensino superior que temos registrado”, associou o governador Marcelo Déda.
“Hoje é um dia de festa e fico feliz como governante de um estado laico, pois, diante da hierarquia católica do meu estado, posso comemorar a beleza de uma democracia que permite a livre convivência religiosa. Tive oportunidade de estar ao lado dos irmãos evangélicos celebrando o Dia da Bíblia, e tenho a alegria de estar aqui, entre os da minha religião, celebrando um século de trabalho e fé da Diocese da capital. Está alegre o coração do católico e feliz o coração do governador”, concluiu Déda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda participa da missa de encerramento do Congresso Eucarístico –