[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma ação simples, mas que se traduziu num importante incentivo para a elevação da autoestima da população do município de Santana do São Francisco, a 124 km da capital. Essa é a impressão que se coleta ao se conhecer a obra realizada pelo Governo do Estado, através do programa Sergipe Cidades, na praça João da Silva Barroso, a praça da Igreja Matriz Nossa Senhora Santana, na sede do município. A obra foi entregue oficialmente pelo governador Marcelo Déda, na noite dessa quinta-feira, 13, ao lado de diversas autoridades.

A Praça foi praticamente reconstruída, a partir de um investimento de cerca de R$ 309 mil, dotada de paisagismo, com grama em placas e mudas de diversas espécies de árvores, bancos e guarda-corpo, além de áreas de convivência. O cruzeiro foi recuperado, foi executada pavimentação do piso em concreto e foram implantadas iluminação decorativa e a rede elétrica foi totalmente restruturada. Também foram construídos rampa para deficientes físicos e instalado piso táctil, garantindo a acessibilidade para os portadores de necessidades especiais.

Recordações e Conquistas

Ao saudar a população, em seu discurso, o governador Marcelo Déda destacou a sua alegria em retornar a Santana do São Francisco, município do qual guarda recordações desde os seus tempos de estudante. “É uma felicidade estar em Santana do São Francisco, local que visitei pela primeira vez ainda quando era estudante do ensino médio e vim fazer um trabalho sobre a notável atividade dos ceramistas. Aqui se faz a mais bonita e qualificada cerâmica de todo o Vale do São Francisco”, recordou o governador, contextualizando uma das principais vocações do município reconhecida em todo o país.

O governador também recordou o seu engajamento desde à época da emancipação política do município, em 1989, quando, ainda como parlamentar, votou e atuou em favor desse ato histórico. “Hoje, fico feliz em poder proporcionar, como governador, diversas obras que beneficiam a qualidade de vida da população, do povo trabalhador e honesto de Santana do São Francisco, que como eu, oriundo de Simão Dias, também vive sob o manto protetor de Nossa Senhora Santana”, destacou Marcelo Déda, lembrando a padroeira comum entre os municípios e o conjunto de realizações e obras decisivas para a melhoria da qualidade de vida e criação de novas oportunidades.

Segundo o governador, ao contrário do que era comum em outras épocas, as ações de governo priorizam o benefício às condições de vida da população e não a avaliação do potencial eleitoral dos municípios. “Este conjunto de investimentos neste município, que é o maior já realizado por um único governante na história, é a prova de que governamos tendo como foco as necessidades da população e não o proveito eleitoral. Aqui temos investimentos que não ficam atrás dos investimentos realizados em Propriá, ou em Neópolis, grandes municípios da região, que possuem o dobro ou o triplo de eleitores. Esta, por exemplo, é uma obra simples, mas que ficará marcada no coração do povo”, destacou o chefe do Executivo, em seu discurso.

Recanto Feliz

Comprovando as palavras do governador, a moradora Maria Gorete Santana, moradora da cidade há 49 anos, destacou o grande benefício com esta reforma da praça. “Nunca houve aqui em Santana uma obra que deixasse a população tão contente como a reforma dessa praça. A população está agradecendo de coração, idosos, adultos e crianças praticamente invadiram a praça com muita alegria”, descreveu a moradora, ao relatar a sensação da população quando os tapumes da obra foram retirados.

A opinião também foi compartilhada pela dona de casa Arlete Freitas Paixão, 48, que mora em frente à praça. “Aqui nós não podíamos dizer que tínhamos uma praça. Os visitantes não tinham o que ver aqui em Santana enquanto vinham comprar nossa cerâmica. Hoje, esta praça e a igreja, que também foi reformada, formam uma paisagem que é motivo de orgulho para todos os moradores”, avaliou.

Agradecimento

Representando a prefeitura do município, a primeira dama e secretária do Gabinete Civil, Renata Roriz, agradeceu ao Governo do Estado pela realização e destacou a criação de um novo cartão postal na cidade. “Além da praça ter ficado belíssima, Santana já precisava de um novo cartão postal. Temos o rio São Francisco, temos o artesanato também como atração turística e agora temos outro atrativo para fazer com que as pessoas tenham vontade de entrar na nossa cidade e não só se dirigir à praia do povoado Saúde. Só temos a agradecer ao Governo do Estado e, sobretudo, aos compromissos cumpridos pelo governador Marcelo Déda”, registrou a primeira dama.

Participaram do ato o vice-governador, Jackson Barreto; o deputado federal Rogério Carvalho; os secretários de Estado da Saúde, Silvio Santos, e da Casa Civil, Jorge Alberto Prado; o secretário adjunto do Desenvolvimento Urbano, Joelson Hora; o subsecretário de Articulação com os Municípios, Jorge Araújo, o deputado federal Márcio Macêdo, além do pároco da cidade, padre Clebson Ferreira, que benzeu a nova praça, dentre outras autoridades e membros da administração estadual.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.