Déda entrega Centro de Referência de Atendimento à Mulher
A região Centro-Sul do estado conta com uma unidade de atendimento social, psicológico e jurídico às mulheres em situação de violência. O Centro Regionalizado de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência ‘Emereciana Maria de Menezes’ foi inaugurado pelo governador Marcelo Déda na noite desta quinta-feira, 21, e é fruto da parceria do governo federal, estadual e municipais de Tobias Barreto, Lagarto, Riachão do Dantas, Poço Verde e Simão Dias.
Orçado em R$ 150.230,00, o Centro ‘Emereciana Maria de Menezes’ está localizado em Tobias Barreto e tem capacidade de acolher, atender e encaminhar para a rede de atendimento à mulher em situação de violência cerca de três mil mulheres por mês. “Esse Centro significa uma atitude importante dos três níveis de governo no sentido de combater a violência contra as mulheres e contra as crianças. Não podemos aceitar que ainda existam, em nossa sociedade, pessoas que tratam as mulheres de forma desrespeitosa e violenta. Não podemos aceitar que crianças sejam vítimas de violência. O Governo do Estado criou a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que vai trabalhar com as prefeituras para aumentarmos a rede de proteção às mulheres e Tobias Barreto terá uma estrutura de assistência jurídica e psicológica para recepcionar as mulheres vítimas de violência”, afirmou Marcelo Déda.
A secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Lúcia Teles, explica que o espaço ofertará atendimento social, psicológico e jurídico, orientação e informação às mulheres em situação de violência. “Aqui, as mulheres de Tobias Barreto, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Lagarto terão assistência social, psicológica e jurídica. Além disso, desenvolveremos projetos de capacitação para inserção no mercado de trabalho”, declarou.
“Esse espaço traz acolhimento e informação para mulheres que sofrem alguma situação de violência, como abuso sexual e violência doméstica. Muitas vezes, as mulheres ficam com medo de denunciar a violência, de procurar ajuda. Aqui, elas receberão o apoio, os encaminhamentos necessários e terão atendimento psicológico. As mulheres são capazes de enfrentar a violência e precisam acreditar nisso”, reforçou a secretária de Estado de Assistência, Insclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino.
Presenças
Participaram das inaugurações, o deputado federal Rogério Carvalho, os deputados estaduais Zezinho Guimarães e Gustinho Ribeiro e João Daniel; os secretários de Estado da Saúde, Antônio Carlos; da Educação, Belivaldo Chagas; do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel; e o subsecretário de Articulação com Municípios, Jorge Araújo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda entrega Centro de Referência de Atendimento à Mulher –