Déda é homenageado pelo Instituto Dom Luciano Duarte
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, foi homenageado na noite desta segunda-feira, 7, quando recebeu o Título de Benemerência concedido pelo Instituto Dom Luciano Cabral Duarte (IDLD). A solenidade aconteceu na sede da entidade. O instituto disponibiliza ao público um importante acervo, com mais de seis mil itens, de material bibliográfico, fonográfico e fotográfico, além de diversos textos e publicações editadas pelo próprio patrono da entidade, ao longo de sua vida. No ato, o governador autorizou a reedição do convênio através do qual a Secretaria de Estado da Educação (SEED) oferece uma contribuição para manutenção do espaço.
Marcelo Déda expressou todo o seu orgulho em receber a homenagem do IDLD que, segundo ele, preserva parte importante da história sergipana e oferece um importante acervo para pesquisadores e estudantes. "Estou muito feliz, pois participei, ainda como prefeito de Aracaju, em 2004, da inauguração do instituto. Retornar agora para receber essa condecoração me enche de alegria e fico muito grato à direção do instituto por essa lembrança".
A importância da preservação do patrimônio histórico também foi ressaltada pelo governador como uma tarefa fundamental desenvolvida pela entidade. "É dever do Poder Público do Estado de Sergipe, e também das empresas privadas, apoiar iniciativas como essa, preservando a memória de um grande sergipano, um homem que como educador, líder religioso e intelectual, ofereceu grande contribuição ao Estado de Sergipe", disse Marcelo Déda. "Além disso, aqui há um espaço para a pesquisa onde a juventude sergipana, professores e pesquisadores poderão conhecer um acervo de obras muito importantes que podem ser utilizados como fonte de pesquisas, orientando a produção acadêmica", concluiu.
Além da placa comemorativa aos três anos de fundação do IDLD, com efígie do patrono produzida pelo artista plástico Bené Santana, o governador também recebeu um exemplar da publicação lançada no ato, em edição limitada, intitulada "Escritos Filosóficos: Sócrates, Kant e Bérgson", de autoria de Dom Luciano Cabral Duarte. O site do instituto também foi apresentado oficialmente na solenidade, oferecendo todas as informações sobre a entidade e suas metas.
Objetivos
O instituto oferece cursos, seminários e palestras, musealizando objetos e documentos que tratam da trajetória pessoal do seu patrono, revelando parte importante da História da Igreja em Sergipe durante a segunda metade do século XX. O projeto de criação do instituto nasceu da iniciativa pessoal do bispo Luciano Duarte, com a colaboração da atual presidente da instituição, a sua irmã Carmen Dolores Cabral Duarte, e também com a participação de ex-alunos, amigos e admiradores do patrono do Instituto.
Participaram da solenidade além do patrono, arcebispo emérito de Aracaju, Dom Luciano Cabral Duarte e seus familiares, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Artêmio Barreto, os ex-governadores João Alves Filho e João de Seixas Dórea, os secretários de Estado da Casa Civil, José de Oliveira Júnior, do Turismo, João Augusto Gama, e de Articulação Política, Jorge Araújo, entre outras autoridades civis, militares e eclesiásticas, professores e pesquisadores.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda é homenageado pelo Instituto Dom Luciano Duarte – Foto: Janaína Santos/ASN