Déda discute parcerias para desenvolvimento com presidente da Mitsui Gás do Brasil
Utilizar a experiência de uma empresa com mais de 300 anos de história e detentora de tecnologia de ponta em novas oportunidades de investimento em Sergipe. Essa foi a principal tônica da reunião realizada no fim da manhã desta quinta-feira, 17, entre o governador Marcelo Déda e o presidente da Mitsui Gás do Brasil, Massayuki Yoshizawa. A subsidiária brasileira da Mitsuigás é uma das parceiras da Sergipe Gás S.A. (Sergás). A empresa, de origem japonesa, é uma das maiores da área energética do país e atua também em diversas outras áreas de tecnologia em diversos países do mundo. O encontro ocorreu no gabinete do governador, no Palácio dos Despachos.
Segundo o presidente da Mitsui Gás do Brasil, a empresa mantém interesse em ampliar seus investimentos no país, onde já possui diversas parcerias com empresas como a Petrobras, onde as transações alcançam a cifra de U$ 7 bilhões, e participação acionária na Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), onde é detentora de 15%. "Nosso objetivo é ampliar investimentos, utilizar a tecnologia japonesa e agregar cada vez mais valor às atividades desenvolvidas pela Sergás", afirmou Yoshizawa, que participou do encontro acompanhado de diretores da empresa.
Novas oportunidades
O governador Marcelo Déda fez questão de expressar a sua alegria em poder dialogar com importantes parceiros das atividades desenvolvidas pela Sergás. Déda também deixou claro que pretende consolidar um relacionamento cada vez mais produtivo tecnicamente e que gere resultados para a empresa. "Em Sergipe, a utilização do gás natural é um dos principais pontos de apoio da política industrial desenvolvida na atual administração, pois acreditamos no potencial do gás natural como matriz energética", enfatizou o governador.
Na oportunidade, Déda também convidou os representantes do grupo Mitsui a conhecer novas oportunidades de investimento que estão surgindo no Estado. Segundo o governador, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, estará à disposição para fazer uma apresentação detalhada das oportunidades de investimento que estão sendo trabalhadas na atual administração. "Farei questão de também participar dessa exposição", anunciou Marcelo Déda.
Biodiesel
Uma das novas vertentes de investimento apresentadas previamente pelo governador refere-se ao objetivo de ampliar a produção do biodiesel em Sergipe, tendo como meta, em um prazo estimado de dez anos, tornar o Estado auto-suficiente nesse combustível. "Uma das iniciativas prevê a ampliação da produção das sementes de girassol, que serão beneficiadas através de usinas de processamento, dentre outros negócios que poderão se inserir na cadeia produtiva do biodiesel", afirmou Déda.
Ao fim do encontro, o governador foi presenteado com bolsas de seda, a mesma matéria-prima dos tradicionais quimonos japoneses, produzidas artesanalmente pela mãe do senhor Yoshizawa, no Japão.
Participaram da reunião o presidente da Sergás, Fernando Akira Ota, e os diretores Técnico e Financeiro da empresa, respectivamente, Antônio Carlos Mesquita Dória e Lauro Daniel Bielz, o conselheiro Administrativo da Sergás, Ricardo Antônio Cavalcanti, além do diretor de Participações da Mitsui Gás, Rogério Soares Leite.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda discute parcerias para desenvolvimento com presidente da Mitsui Gás do Brasil – Foto: André Moreira/ASN