Déda destaca importância da Imprensa Oficial em reunião da Abio
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na manhã desta quinta-feira, 10, da abertura da 38ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio). O evento vai até este sábado, 12, no auditório do Centro de Convenções de Sergipe. Na solenidade, o governador também lançou oficialmente, no Nordeste, a comemoração do bicentenário da Imprensa Nacional. Durante as boas-vindas, Marcelo Déda destacou a importância da Imprensa Oficial como instrumento de garantia da transparência na história da democracia brasileira e explicitou a nova política de modernização da Imprensa Oficial em Sergipe.
"A Imprensa Oficial é uma instituição vital para o Estado de direito democrático, para a circulação de idéias e respeito à opinião pública. Nesses 200 anos, ela foi e continua sendo elemento primordial de transparência na mediação entre as relações do governo com a sociedade. É através da publicação dos contratos e dos atos governamentais que o cidadão pode acompanhar e controlar todas as ações de interesse público e exercer sua liberdade de expressão", disse Marcelo Déda.
A modernização da Imprensa Oficial em Sergipe foi outro ponto prioritário citado pelo governador dentro da nova política implementada para o setor pela administração estadual. "Modernizar o parque gráfico, incorporar a tecnologia da informação, informatizar o diário oficial são ações indispensáveis para dar mais agilidade, transparência e aproximar o acesso pleno e gratuito da sociedade às informações do Governo", informou Déda.
Além da edição informatizada do Diário Oficial, a meta é criar uma Editora do Estado de Sergipe, ligada à Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase). A editora seria responsável pelo escoamento da produção literária, acadêmica e científica, no molde das melhores editoras do país. "Através dessa casa de livros, o Estado vai cumprir o papel de editar uma biblioteca de clássicos de intelectuais sergipanos, atas constituintes e material cultural e raro de interesse e importância para o patrimônio de Sergipe", afirmou o governador.
Papel histórico
A criação da Imprensa Oficial no Brasil – marco do início da própria imprensa no país – aconteceu com a chegada da corte portuguesa, em 1808. Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio) e diretor da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Francisco Pedalino, a comemoração do bicentenário servirá para analisar o papel histórico desempenhado pela imprensa oficial no país.
"A Imprensa Oficial garante a universalidade e a perenidade da informação e preserva, desta maneira, a história do país. É a voz que produz a importância do conhecimento das ações públicas e assegura a transparência e o princípio da publicidade, pilar fundamental da cidadania", opinou o presidente da Abio.
De acordo com o presidente da Segrase, Luiz Eduardo Oliva, outro aspecto importante na reunião de Sergipe será a aprovação da Abio Notícias, portal a ser mantido com a disponibilização permanente de notícias enviadas pelas instituições associadas. "A criação dessa agência representa um avanço para a Abio, que completa 65 anos de atividade, e para a nossa Imprensa Oficial em Sergipe, que é a quinta mais antiga do Brasil", avaliou Oliva.
Até o próximo sábado, 12, o evento reunirá os dirigentes das imprensas oficiais brasileiras, a Imprensa Nacional, a Secretaria de Edições Técnicas do Senado, algumas imprensas oficiais municipais e a Radiobrás. Na pauta, palestras abordando temas relacionados com a imprensa brasileira, a lei das Sociedades Anônimas e a obrigação da publicação oficial, além do intercâmbio de novas tecnologias para o setor.
Presenças
Participaram do evento o representante do prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário de Governo de Aracaju, Bosco Rolemberg, o representante da Câmara de Vereadores de Aracaju, Francisco dos Santos, o presidente nacional da Imprensa Oficial, Fernando Toletino, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, George Washington.
Também estiveram presentes os secretários de Estado do Governo, Clóvis Barbosa, da Coordenação Política, Jorge Araújo, das Cidades e da Integração Municipal, Bosco Costa, de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, e o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, além do diretor industrial da Segrase, Milton Alves, e do chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel Carlos Augusto Lima Bispo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda destaca importância da Imprensa Oficial em reunião da Abio – Foto: Márcio Dantas/ASN